Publicidade
Pacientes e parceiras conversaram com psicóloga sobre autoestima (fotos: João Araújo/Poços Já)

Incentivar a autoestima das pacientes com câncer. Esse foi o propósito do evento realizado pelo Centro Médico Oncológico (CMO), em parceria com empresas locais, na última sexta-feira (19), para celebrar o Outubro Rosa.

Publicidade

Entre as atividades havia um café especial, sorteio de brindes, apresentações de música, maquiagem, palestra com psicóloga e massagem. A iniciativa faz parte do Projeto Viver, com programação extensa durante todo o mês, inclusive com palestras sobre prevenção. Atualmente, 45 mulheres passam por tratamento de câncer de mama na clínica. “Trabalhar a autoestima não é somente a aparência, é muito mais que isso. É a força, a garra, a superação e a fé. A gente quer trazer o todo, o emocional, de dentro pra fora da paciente”, explica Daniele Garcete, gerente do CMO.

Empresária Jucimara Fernandes, da Autoescola Zequinha, apoia a causa

A empresária Jucimara Fernandes, proprietária da Autoescola Zequinha, faz questão de contribuir com a ação. Isso porque ela já foi atendida no CMO, na luta contra uma endometriose. O diagnóstico aconteceu ano passado e desde então ela passou por hormonioterapia e duas cirurgias. “Eu ainda estou em tratamento, tenho minhas consultas, mas fiz hormonioterapia durante cinco meses. Apoio totalmente o Outubro Rosa, esses eventos são importantes e mostram que toda pessoa que entra aqui não é apenas um paciente, se torna da família”, comenta.

Superação

Um dos casos que simbolizam a vitória contra o câncer de mama é da engenheira civil Guiliana Lopes. Ela esteve no evento e compartilhou com as presentes um depoimento em vídeo sobre essa trajetória.

Giuliana conta que ficava cinco dias de cama após as sessões de quimioterapia vermelha, e que continua tomando remédio pelos próximos cinco anos. Para ela, o segredo da superação é o otimismo. “Não é fácil, mas acho que tem que ter positividade, fé em Deus, e saber que realmente tem cura. Apoio da família e dos amigos é primordial. Não pode desistir de forma alguma, ter pensamento positivo”, resume.

Veja o vídeo na íntegra:

Diagnóstico

A reportagem do Poços Já Cidade aproveitou a oportunidade para conversar com o cirurgião oncológico Pedro Janz, do CMO, sobre prevenção. Ele afirma que os casos identificados na fase inicial têm chance de cura próxima dos 98%.

O médico também alerta para a incidência de câncer de mama em homens, com menor frequência mas maior agressividade. O problema é que, geralmente, os homens não se preocupam em procurar o médico assim que percebem a alteração.

Janz destaca a importância do autoexame, para que haja conhecimento do próprio corpo. Porém, afirma que o ideal é o diagnóstico ocorrer antes de haver alguma alteração perceptível.

Isso é possível por meio da mamografia, exame que é recomentado a partir dos 40 anos, anualmente para quem já teve alguma alteração e bianualmente para as mulheres em geral. “Se houver algum caso de câncer de mama na família, a mamografia deve ser feita pelo menos um ano antes da idade que essa pessoa tinha quando diagnosticada, mesmo se for abaixo dos 40 anos”, explica.