Publicidade

O leitor Fellipe Lima nos enviou vídeos dos bairros Morada dos Pássaros e Terra de Santo Antônio, gravados nesta quarta-feira (17). Com a chuva, a circulação dos veículos acontece de forma bastante precária. 

Publicidade

Ele relata que as promessas de asfaltamento das vias são antigas, mas nunca foram realizadas.

Essa semana uma Kombi escolar ficou atolada. As crianças tiveram que voltar para casa. Já o transporte público está sendo feito de forma parcial, porque na rua Pardal há pontos intransitáveis.
“Estamos abandonados, ilhados. Em ambos bairros pagamos IPTU. É lamentável, até quando vamos viver isso?”, desabafa.
Os riscos de acidentes também são reais. Fellipe conta que uma prima quase foi esmagada entre um ônibus e um barranco, quando o veículo parou para ela embarcar e acabou deslizando.
O Morada dos Pássaros era considerado bairro rural até 2004, quando houve uma alteração na lei. Foi nesta época que as primeiras promessas de asfaltamento começaram, uma vez que os moradores pararam de recolher o Imposto Territorial Rural (ITR) e passaram a pagar o Imposto IPTU.
Segundo o secretário de Obras, Luís Cortezano, a administração tem conhecimento da situação e está pleiteando junto ao Governo Federal recursos para realizar o asfaltamento, uma vez que o município está em crise financeira. “A prefeitura poderia fazer os trabalhos com recursos próprios, mas a falta de repasses do Governo Estadual tem prejudicado muitas áreas além da saúde. Este asfalto já está com o projeto pronto, ainda é preciso um orçamento, mas acreditamos que atender essa demanda vá custar entre R$ 2,5 e 3 milhões”.