Publicidade

O governo brasileiro decidiu manter o início do horário de verão para 04 de novembro, cancelando um novo adiamento anunciado no início do mês, após pedido do Ministério da Educação. Foi o que informou o Palácio do Planalto na noite de segunda-feira (15), conforme informações da Agência Brasil.

Publicidade

O horário de verão geralmente começa em outubro, mas ainda no ano passado o presidente Michel Temer determinou uma mudança para novembro, após o segundo turno das eleições. A data de início chegou a ser novamente postergada, para 18 de novembro, em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo mês, mas o governo agora recuou dessa decisão após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a análise das pastas concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão, disse a Agência Brasil. Recentemente, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) criticou a mudança, dizendo que isso poderia afetar três milhões de passageiros que já haviam adquirido passagens antecipadamente.

No horário de verão, que tem como objetivo economizar energia elétrica, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.