Publicidade
Clodoaldo iniciou o processo para tirar a CNH em 2012 (fotos: João Araújo/Poços Já)

Hoje o repositor Clodoaldo Santos, de 32 anos, tem seu próprio carro e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), todos conquistados com muito suor. Quem o vê dirigindo com segurança e naturalidade nem imagina o quanto foi difícil vencer esse processo. Clodoaldo é personagem de mais uma reportagem da série que celebra a Semana Nacional do Trânsito.

Publicidade

Essa história começa em 2012, quando ele entrou na primeira autoescola, e só terminou em 2017. O maior inimigo dele foi o medo de dirigir.

Quando tentou pela primeira vez, Clodoaldo foi surpreendido negativamente. “As aulas de rua foram bem complicadas. Peguei um instrutor que não me ensinou nada”, conta.

Ele só voltou a pensar no assunto em 2016, com ajuda psicológica. “Minha psicóloga me incentivou a tentar de novo, a ter resiliência”, lembra.

Em 2017, já na Autoescola Zequinha, a história foi diferente, com a superação das dificuldades. Ele conta que ficava nervoso nos exames práticos, mas que aos poucos foi aprendendo a ter foco, a cuidar de cada ação ao volante, além de ignorar as outras pessoas que estavam fazendo a prova e de lidar melhor com a pressão.

Medo de dirigir

Hoje ele tem o próprio carro e almeja pegar estrada

Porém, depois que recebeu a permissão para dirigir, ele afirma que passou a ter mais medo, devido às dificuldades do trânsito. Foi um ano até comprar o próprio carro e decidir enfrentar as ruas de Poços de Caldas.

Ele chegou a voltar a fazer aulas na Zequinha, principalmente para dirigir em velocidades mais altas, na quinta marcha. Agora, quer começar a pegar estrada e visitar cidades vizinhas. “Quero ir dirigindo para Caldas, que é a minha cidade, para Serrania, que é da minha namorada, e para Campinas, onde trabalhei. Também quero dizer para as pessoas que não desistam. Tem que ir até o final, controlar o psicológico, que uma hora você passa”, conclui.