Publicidade
Ação alertou contra uso do celular ao volante (fotos: Mariana Negrini/Poços Já)

A autoescola Zequinha fez uma intervenção em um dos principais cruzamentos da área central de Poços de Caldas nesta quarta-feira (26). A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema “Nós somos o trânsito”.

Publicidade

O trabalho de conscientização foi desenvolvido no cruzamento das ruas Assis Figueiredo com Prefeito Chagas e contou não só com funcionários da autoescola, mas também com agentes de trânsito, em parceria com o Demutran, e com a Cia. Penduricalhos. O grupo levou cartazes que chamam atenção para os perigos de usar o celular ao volante.

“Nossa principal ação nesta blitz é a conscientização dos condutores do uso do celular ao volante, sendo esta a terceira causa de mortes em acidentes. Um segundo que o motorista devia sua atenção para pegar o celular e pode acontecer um acidente gravíssimo”, pontua Maíra Aparecida Maria Barreiro, diretora de ensino.

Equipe entregou mensagens de conscientização para os motoristas

Durante a blitz foi possível perceber que, embora os cartazes estivessem à frente dos motoristas, muitos ainda ignoravam os alertas e se mantinham ao telefone. Por isso a Zequinha tem trabalhado em diversas frentes de conscientização, seja em relação ao condutor já habilitado ou na formação de novos motoristas.

“A educação no trânsito começa ainda na educação infantil, por acreditarmos que ensinando boas práticas de condução, na fase escolar, vamos ter condutores, e até mesmo pedestres, conscientes. Por isso trabalhamos nos últimos dois anos com crianças de sete a dez anos, com o projeto “Pé na Faixa” e com adolescentes no “Álcool e Direção”, destaca a diretora.

Semana Nacional do Trânsito

Blitz celebra a Semana Nacional do Trânsito

A Semana do Trânsito tem sido trabalhada como uma forma de propor a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, envolvendo os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, paraa optarem por um trânsito mais seguro.

O agente Walison Ferreira conta que muitas foram as frentes trabalhadas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Ele acredita que toda forma de levar conhecimento é válida e necessária.

“Tentamos diariamente informar a importância do uso do cinto de segurança, o não uso do celular, o uso de vagas preferenciais por quem precisa, preferência para uso de veículos de segurança e o uso da faixa de pedestres. São coisas já amplamente divulgadas, mas que seguem acontecendo com frequência”, esclarece. “O número de infrações em Poços de Caldas ainda é muito grande, os agentes tentam trabalhar de forma orientativa, mas ainda temos que fazer auto de infração”, acrescenta.

A autoescola Zequinha está na rua Rio Grande do Sul, 897, Centro. Telefone (35) 3721-1020.