Publicidade
Pacientes puderam viajar no mundo mágico dos livros (fotos: Rafael Santos)

O setor de pediatria da Santa Casa de Poços de Caldas recebeu, na última sexta-feira (21), a doação de 260 livros do Leiturinha, clube de assinaturas de livros infantis. Agora a brinquedoteca conta com um espaço dedicado à leitura.

Publicidade

Além da doação de livros, o setor conta também com o Projeto Historinhas, que surge em parceria com a Leiturinha e leva contação de histórias semanalmente aos pequenos pacientes e seus acompanhantes.

A ideia é da voluntária Luciana Marinoni, que buscou uma forma de contribuir para que durante o tempo que as crianças passam no hospital, elas possam viajar pelo mundo mágico dos livros. “O projeto surgiu sob o olhar de mãe. Fiquei pensando no que as crianças gostariam de fazer no tempo que ficam no hospital. Foi quando pensei em uma forma de contribuir, montando uma biblioteca, para que as crianças tivessem acesso a livros. Procurei a Leiturinha e convidei para serem parceiros desse projeto, que ajuda a amenizar os sentimentos de dor e angústia neste período de internação, auxiliando de forma terapêutica na recuperação da saúde das crianças adoentadas”, explica Luciana.

Para o pediatra e diretor técnico da Santa Casa de Poços, Alberto Volponi, contar histórias para as crianças nesse momento de internação é como uma fuga, um escape, e é terapêutico, no sentido de tratar a alma, trazendo alegria em um momento ruim.

“Eu considero essa iniciativa na Santa Casa, Leiturinha, com os voluntários, uma coisa fantástica. Não preciso nem esperar para saber que o resultado será muito bom, porque isso é muito confortante para todo mundo e vai ser um grande ganho para a pediatria e para as crianças que vão ter essa oportunidade. Quero parabenizar essas voluntárias, um projeto simples, mas contundente e que tenho certeza que vai fazer muita diferença para quem precisa”, comenta.

Projeto Leiturinha doou 260 livros para pediatria da Santa Casa

Leiturinha

A Leiturinha é um clube de assinaturas de livros infantis que está presente em todos os estados do Brasil, contando hoje com cerca de 130 mil assinantes, entregando livros selecionados de acordo com cada faixa de desenvolvimento da criança, de 0 a 10 anos. A doação de livros faz parte do Amigos da Leiturinha, projeto destinado a ações sociais e doação de livros.