Publicidade
Lázaro e Onília foram alunos da Autoescola Zequinha (foto: João Araújo/Poços Já)

Hoje o casal Onília Moreira, de 65 anos, e Lázaro Moreira, de 69, mostra com orgulho as carteiras de habilitação. Eles são aptos a dirigir carros, mas isso é recente na vida deles: ela tirou carteira aos 60 e ele aos 67.

Publicidade

Os dois foram alunos da Autoescola Zequinha e são os personagens principais desta reportagem que faz parte da série em celebração à Semana Nacional do Trânsito.

Os motivos para que ainda não tivessem a habilitação são diferentes: ele já sabia dirigir, mas não tinha tido tempo para se dedicar à CNH. Ela passou a ter vontade quando observou várias mulheres dirigindo, e pensou “por que eu não posso tirar?”.

Lázaro conta que não teve dificuldade no exame prático, mas que precisou se superar para passar na prova teórica, ao contrário de Dona Onília. Ela lembra que a maior dificuldade foi enfrentar o nervosismo na hora de fazer a rampa de ré ao lado do examinador. “A baliza eu fazia de primeira, mas a rampa de ré…”.

Hoje eles usam o carro para passear com a família aos finais de semana, fazer compras e ir à igreja, entre outros programas. Sobretudo, deixam a lição de que sempre é tempo de conquistar os objetivos.

Ao final da entrevista, ela pede para falar mais um pouco: “Quero incentivar a todos que tiverem vontade a tirar carteira”. Mas nem precisava, Dona Onília! Afinal, sua história já é naturalmente inspiradora.