Publicidade
Tema da semana de conscientização é “Nós somos o trânsito” (foto: João Araújo/Poços Já)

Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Trânsito e o Poços Já Cidade inicia uma série de reportagens especiais com o tema “Nós somos o trânsito”. Vamos contar histórias de superação e mostrar iniciativas que ajudam a conscientizar os motoristas locais.

Publicidade

A série tem o apoio da Autoescola Zequinha, que inclusive elaborou um teste online para que os motoristas analisem as próprias atitudes (faça o teste neste link). “Nós estamos sempre envolvidos com ações educativas, durante o ano todo, para cumprir nosso papel social enquanto empresa local. Durante a Semana Nacional do Trânsito, vamos intensificar essas ações”, comenta Jucimara Fernandes, proprietária da autoescola.

Esse período de maior atenção para o assunto é proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na data em que se comemora a promulgação do Código Brasileiro de Trânsito, em 25 de setembro de 1997. O objetivo é envolver a sociedade na reflexão sobre o comportamento de motoristas e pedestres, para que optem por uma conduta mais segura nas ruas e estradas.

Estatísticas

Os dados são alarmantes. O Brasil é o quinto país entre os recordistas em mortes no trânsito, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde. Ficamos atrás somente de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a principal causa de morte em acidentes é a falta de concentração, responsável por 30,8% dos casos. Em Poços de Caldas, uma ação da Autoescola Zequinha vai chamar atenção para este problema. “Vamos fazer uma intervenção na quarta-feira (26), às 14h, no cruzamento das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas. A intenção é mostrar para os motoristas que o simples ato de usar o celular ao volante, por exemplo, pode custar a vida de muitas pessoas”, explica a empresária.

Para acompanhar a série, é só acessar o Poços Já (pocosja.com.br).