Publicidade

A obra de um prédio no bairro Elvira Dias, na Zona Oeste da cidade, foi alvo de nove furtos nos últimos três anos. Em um caso mais recente o crime deixou um prejuízo estimado em R$ 15 mil. Cansado da situação, o arquiteto responsável pela obra pede que mais segurança para a região e investigação para os crimes.

Publicidade

Frederico Flores conta que construção do prédio teve início há três anos e desde então vem sofrendo com os furtos,  alguns causando perdas consideráveis. Na penúltima vez os criminosos levaram fios de cobre da instalação elétrica, um prejuízo estimado em R$ 15 mil.

Em todos os furtos o boletim de ocorrência foi registrado. Os responsáveis pela obra ainda reforçaram a segurança, com cercas elétricas, mais um portão e outros dispositivos, mas não foi o suficiente. Na semana passada novamente a obra fui furtada, levando mais equipamentos da fiação elétrica, entre o poste de energia e o prédio.

“Ainda não conseguimos ligar a energia do prédio porque levam o nosso material. Em um dos furtos levaram mais ou menos 800kg de cobre. O prédio está pronto, só não está ligado no padrão”, explica o arquiteto. “Depois da cerca e do portão voltou a acontecer um furto, levaram os fios de cobre das tomadas, tiraram o espelho e puxaram os fios”, acrescenta.

Os responsáveis agora contrataram um segurança particular, mas esperam também ações de segurança pública, a fim de evitar novos casos e de solucionar os furtos já registrados. “Precisamos que haja uma ação, preventiva e repressiva. É muito furto e nenhuma solução, não descobriram nenhum autor no nosso caso e também nas demais construções. A falta de segurança é gigantesca neste ponto e os crimes visam, na maioria das vezes, os fios de cobre, demonstrando que tem alguém receptando este tipo de mercadoria”, pontua o arquiteto. “A impunidade impulsiona isso”, acrescenta.