Publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) alerta para a possibilidade de falta de abastecimento na Zona Leste da Cidade. Por isso, é importante que a população economize água.

Publicidade

De acordo com o DMAE o risco de falta de água ocorre devido ao prolongado período de estiagem  que provocou a queda no volume de água em vários mananciais da cidade,  notadamente na Represa Saturnino de Brito, principal responsável pelo abastecimento da Estação de Tratamento de Água -ETA 1, que atende toda a  Zona Leste da cidade

Buscando medidas que possam minimizar os problemas à população, o DMAE passou a usar o “volume morto” (reserva técnica) da Represa Saturnino de Brito, utilizando uma motobomba com capacidade para até 200 litros por segundo.

Segundo o diretor do DMAE, Antonio Roberto Menezes, é uma ação emergencial e temporária e o que se espera é que as chuvas cheguem com um volume considerável para se evitar o racionamento. “Quando o período de estiagem se prolonga muito, há queda no volume de água dos mananciais gerando problemas de abastecimento, agravado também pelo aumento do consumo devido ao calor. O DMAE realiza várias ações buscando minimizar os problemas à população, como esta de utilizar o “volume morto” da Saturnino, uma medida emergencial e temporária. Esperamos que as chuvas que começaram nesta quinta-feira permaneçam por alguns dias em grande volume para o abastecimento de nossos reservatórios e a normalização do abastecimento”, ressalta.

O diretor pede ainda que a população economize água e a compreensão para o momento que estamos vivendo. Além disso, o Departamento colocou à disposição o número de celular (35) 98438-2687, para que as pessoas registrem atitudes de consumidores lavando carros ou calçadas para sejam tomadas as providências necessárias.