Publicidade

Uma força tarefa no estado de Minas Gerais, inclusive em Poços de Caldas, está trabalhando junto aos prédios públicos que não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Publicidade

A ação foi determinada por um decreto, no último quinta-feira (6), que criou a força-tarefa para mobilizou e coordenar as ações em todo o estado. O objeto é adotar medidas imediatas de prevenção aos riscos contra o patrimônio cultural e equipamentos públicos no âmbito do estado. O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro foi o responsável por acender a necessidade da operação.

Em Poços

Na 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas as informações se restringiram a confirmar que a força-tarefa está sendo realizada na cidade, mas que não podem repassar dados específicos. Na assessoria de imprensa da corporação apenas um texto informando sobre os trabalhos foi encaminhado.

Os trabalhos são focados em espaços culturais e neste primeiro momento de forma educativa, com a vistoria dos imóveis, hidrantes, sinalização e iluminação de emergência, presença e validade dos extintores de incêndio, alarmes, hidrantes, tudo que é necessário para dar segurança aos frequentadores dos locais. Além disso, os responsáveis pelos museus e espaços culturais receberão um material educativo quanto a prevenção de incêndios.

A força-tarefa ainda vai reunir dados para serem lançados em um relatório, que será estudado para a obtenção de conclusões e tomada de medidas corretivas e emergenciais, bem como recomendar a elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico.

No caso do Museu de Poços já é sabido que não possui projeto de prevenção e pânico contra incêndios. Mas ele ainda não foi alvo da operação, já que fica fechado às segundas-feiras.