Publicidade
Colégio Pio XII recebeu o projeto nesta semana (fotos: Tatiana Espósito/Poços Já)

Aprender brincando. A ideia tem dado certo e nesta quarta-feira (29) foi a vez das crianças da série Infantil I, do Colégio Pio XII, aprenderem, na linguagem delas, sobre educação no trânsito.

Publicidade

A proposta é da Autoescola Zequinha, que através do Projeto Pé na Faixa, busca conscientizar as crianças sobre as responsabilidades de cada um, despertando o interesse dos alunos para que todos contribuam para um trânsito mais seguro.

Desta vez foram os alunos de quatro e cinco anos que aprenderam, de forma lúdica, o que podem e o que não podem fazer. Para começar, agentes do trânsito de Poços, através de uma parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), falaram com as crianças sobre algumas placas de sinalização, mostrando as mais comuns, e também explicaram sobre a importância do uso de cadeirinha e cinto de segurança, inclusive nas vans escolares. “A gente entende que aqui já conseguimos corrigir vícios, a criança que está aqui vai ser um condutor melhor. Temos intensificado bastante esse trabalho de educação no trânsito e a gente acha que é muito importante atender mais crianças nesses projetos de educação”, comenta Jorge Alexsandro dos Santos, agente de trânsito.

Pé na Faixa já chegou a mais de mil alunos

Depois da explicação, é hora do jogo. Divididas em equipes verde, amarela e vermelha, em uma pista em 3D que simula uma cidade real, com semáforo, veículos, faixa de pedestre, residências e prédios. As crianças ocupam o lugar de peças e, conforme jogam o dado, vão andando sobre as casas, com destino à escola. No meio do jogo, os pequenos aprendem com situações do cotidiano e perguntas sobre o trânsito.

Atenta e participativa, a aluna Laura, de quatro anos, gostou da brincadeira. “Foi muito legal, eu aprendi sim, gostei”, disse.

A professora do Infantil I, Verônica Danziger, também aprovou a atividade. “Acho extremamente importante porque tudo o que eles aprendem, eles levam pra casa e com certeza agora eles vão ficar fiscalizando os pais. Isso já é um meio de ensinar os pais a agirem corretamente no trânsito”, comentou.

Palhaços também ensinaram aos pequenos sobre trânsito

Com o jogo finalizado, a brincadeira continuou com os palhaços da Turma do Zequinha, interpretados pela Cia. Penduricalhos (Guilherme Teixeira e Marcelo Ambrósio). Com dança, malabares e teatro, eles interagiram com as crianças e de forma lúdica também ensinaram sobre trânsito seguro.

Para a diretora de ensino da autoescola Zequinha, Maira Janaína Aparecida Barreiro, o retorno das crianças à atividade superou as expectativas. Essa foi a primeira vez que o projeto Pé na Faixa trabalhou com crianças de quatro e cinco anos, mas a ideia é continuar atendendo também essa faixa etária.

“Foi super bacana, as crianças se divertiram muito, gostaram e atingimos nosso foco principal, que é a educação no trânsito, passar pra eles esse conhecimento, porque é nessa idade que a gente consegue educar mesmo. Ficamos muito surpresas com a reação das crianças, porque elas conhecem as placas, conhecem semáforo, respondem perguntas. Então, com certeza serão futuros condutores conscientes”, finalizou.

Pé na Faixa

O projeto Pé na Faixa foi idealizado por Jucimara Fernandes, proprietária da Zequinha. O lançamento ocorreu em 2016 para atender alunos de 7 a 11 anos.  O objetivo é conscientizar as crianças sobre a responsabilidade delas no trânsito, despertando o interesse para a importância de se cumprir as regras e promover a adoção de atitudes de respeito, além de orientá-las sobre um comportamento seguro na condição de pedestre.

Desde o seu lançamento, o projeto já chegou a mais de mil alunos de escolas públicas e particulares de Poços de Caldas.