Publicidade

Nesta quinta-feira (9), a partir das 9h, acontece na Urca o evento “Coleta Seletiva: e eu com isso?”. O encontro tem programação durante o dia todo e é aberto a toda a população.

Publicidade

O objetivo é informar sobre a nova coleta seletiva, esclarecer dúvidas e expor trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas, associações, entidades e universidades locais em relação aos materiais recicláveis e ao meio ambiente. A iniciativa é da Comissão Socioambiental, formada por representantes de diversas secretarias e autarquias municipais, associações, cooperativas e universidades, instituída para apoio a ações desta natureza.

Com o objetivo de abranger 100% das ruas de Poços, a reorganização feita pela Secretaria de Serviços Públicos prevê a coleta seletiva semanal, nos bairros, às quartas e quintas-feiras, de acordo com cronograma que dividiu o trabalho em dois setores. Já na área central, tanto a coleta do lixo seco (reciclável), quanto do úmido, é feita de segunda a sábado.

Confira a programação completa do evento:

9h – Abertura – Exposição das cooperativas, associações e artistas do grupo: A Cidade que Engole Rios.

10h – Primeiro Encontro Universitário: Faculdade Pitágoras, Unicesumar e Agentes de Saúde (ESF).

10h15h – Explanação e informações sobre a Nova Coleta Seletiva – Palestrante: Secretário Municipal de Serviços Públicos, Sr. Thiago Biagioni Ribeiro.

11h – Palestra: Aquecimento Global e eu com isso? – Palestrante: Presidente da Comissão Socioambiental, Sr. Márcio Cássio dos Santos.

12h – Almoço

13h – Segundo Encontro Universitário: Pontifícia Universidade Católica – PUC Poços de Caldas e Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeminas.

13h15 – Palestra: Aquecimento Global e eu com isso? – Palestrante: Presidente da Comissão Socioambiental, Sr. Márcio Cássio dos Santos.

14h – Apresentação do projeto: Produzindo Sustentabilidade – Melhoria no processo de recepção do material reciclável na cidade de Poços de Caldas, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica – PUC Poços, sob a supervisão do Profº Neil Paiva Tizzo.

14h30 – Apresentação do aplicativo sobre Materiais Recicláveis dos alunos do IFSuldeminas.

15h – Apresentação e explanação do Filme: Wall-e pelos alunos da Unicesumar com a participação dos alunos dos 9º anos da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira.

16h30 – Reunião Ordinária da Comissão de apoio ao programa socioambiental cooperativa de catadores de material reciclável, com a participação de todos os membros e também do público em geral.

18h – Encontro Coletivo: Associação Recriando, Coopersul, Coopergore, Ação Reciclar, Planeta Solidário, Associação Poços Sustentável-APS, A Cidade que Engole Rios, Chico Rei e Programa Municipal de Educação Ambiental.

19h – Encerramento.