Publicidade

Ataques ocorridos em todo Sul de Minas também aconteceram em Poços de Caldas na noite de domingo (3). Foram dois ônibus e um galpão incendiados. A Polícia Militar já deteve quatro suspeitos. Acredita-se que o galpão foi incendiado como uma forma de atrair a atenção dos bombeiros para um ocorrência maior e assim, os ônibus fossem completamente queimados.

Publicidade

O incêndio no galpão de reciclagem,  localizado na avenida Antônio Togni, foi notificado ao Corpo de Bombeiros por volta das 22h40, por vizinhos do local que perceberam grandes labaredas de chama, que estavam pondo em risco suas casas.

Bombeiros combatem chamas em galpão (foto: Corpo de Bombeiros)

No local o combate foi iniciado em diversas frentes de trabalho, as chamas consumiam materiais reciclados, que apresentavam uma alta carga incêndio, em dois galpões de aproximadamente 400 m² de extensão e já ameaçavam um terceiro galpão.

Uma empilhadeira também foi tomada pelas chamas. Os bombeiros tiraram um cilindro de GLP às pressas.

Cerca de 30 bombeiros trabalharam na ocorrência, que só foi completamente extinto às 4h30, após serem gastos aproximadamente 80.000 litros de água. O trabalho dos bombeiros segue até a manhã desta segunda-feira (4) para evitar que as chamas retornem.

Ainda segundo os bombeiros a ocorrência foi bastante complicada e a atuação delicada, cada galpão da empresa possuía sacos com mil quilos de polímero para ser reciclado, material altamente inflamável, com uma carga de incêndio aproximada de 1000 mega joules por metro cúbico.

Ônibus

Quase de forma simultânea ao incêndio da empresa de reciclagem, a Polícia Militar foi informada do incêndio em um ônibus no bairro Jardim Kennedy.

Ônibus incendiado no Jardim Kennedy (foto:redes sociais)

Ao chegar no local os militares encontraram o veículo tomado pelas chamas. O motorista disse que ao parar no ponto de embarque e desembarque na rua Caldasita, entraram quatro pessoas encapuzadas. Os criminosos ordenaram que todos descessem dos ônibus e atearam fogo, usando galões com produtos químicos e isqueiros.

Após o ataque o grupo fugiu. Populares e a polícia tentaram acionar os bombeiros, mas eles não puderam ir porque estavam atendendo a ocorrência do galpão.

Minutos depois a PM foi chamada para outro incêndio em micro-ônibus de transporte coletivo, desta vez na rua José Augusto De Carvalho, no bairro Centenário. O motorista do coletivo contou que duas pessoas,  também encapuzadas, saíram de um matagal e entraram no veículo, enquanto quatro autores ficaram do lado de fora. Um dos criminosos, armado, foi até ele e disse “esse é o Primeiro Comando Da Capital (PCC), vamos por fogo em todos os ônibus”, referindo-se a uma facção criminosa e obrigando todos a descerem do ônibus, cerca de dez pessoas.

Veiculo foi completamente consumido pelas chamas (foto: PM)

Os criminosos teriam derramado um líquido e ateado fogo, que se espalhou rapidamente. Mais uma vez os bombeiros não puderam atender ao chamado e o coletivo foi totalmente queimado.

Presos

A PM, antes mesmo dos crimes, já estava com a atenção voltada para possíveis ataques, uma vez que eles foram registrados em outras sete cidades. Com os incêndios os trabalhos de buscas pelos suspeitos foram intensificados.

Na manhã desta segunda-feira (4) quatro pessoas permaneciam detidas suspeitas de terem participado dos ataques, sendo dois homens, uma mulher e um adolescente.

Circullare

A empresa Auto Ônibus Circullare, responsável pelo transporte coletivo e dona dos veículos, incendiados emitiu uma nota sobre a situação. Ela confirma os ataques e cancela a circulação do ônibus da linha Corujão na madrugada de segunda-feira.

Ataques

As polícias de Poços ainda não se manifestaram de forma oficial sobre os ataques, mas há informações de que seriam ações coordenadas por uma facção criminosa. Além de Poços de Caldas as cidades de Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Monte Santo de Minas, Passos, Pouso Alegre e Varginha também sofreram ataques.