Publicidade

Na noite de quinta-feira (24) o Corpo de Bombeiros desencadeou a Operação Casa Noturna em Poços de Caldas. A vistoria foi realizada de forma inesperada em casas de show, boates, restaurantes dançantes e salões de festa da cidade.

Publicidade

Foram quatro horas de ação com uma equipe especializada da área de segurança contra incêndio e pânico. Os estabelecimentos vistoriados nesta data encontravam-se regularizados perante o Corpo de Bombeiros e possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Itens de segurança foram analisados (fotos: Corpo de Bombeiros)

Mesmo regulares os proprietários e responsáveis pelo uso receberam orientações no que tange à prevenção contra incêndio e pânico e sobre o uso de extintores de incêndio, saídas de emergência, sinalização, iluminação de emergência, hidrantes internos, alarmes manuais de incêndio e segurança no uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Operação Casa Noturna tem prioritariamente o caráter educativo e de fiscalização, com foco em constatar se as casas noturnas do município possuem condições mínimas exigíveis de segurança, assim propiciando ao público frequentador desses ambientes, um divertimento e entretenimento seguro.

Além disso, esclarece sobre os procedimentos básicos necessários para regularização das edificações e aplica as sanções previstas na legislação de prevenção contra incêndio e pânico do Estado de Minas Gerais quando cabíveis. Caso seja constatado situação de elevado risco à vida ou ao patrimônio, a edificação poderá incorrer na sanção de interdição. A primeira etapa da Operação terá duração até o final do mês de junho de 2018, podendo se estender enquanto houver estabelecimentos pendentes de regularização.