Publicidade

O barracão de uma serralheria desabou após uma explosão, no bairro Laranjeiras de Caldas, em Caldas, na tarde de quarta-feira (9). Os bombeiros tiveram que trabalhar à distância devido ao risco de explosão, em razão da presença de botijões de gás e de um cilindro de oxigênio.

Publicidade
Serralheria ficou completamente destruída (fotos: Corpo de Bombeiros)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu na tarde de quarta-feira, quando os militares foram acionados para o município com informações de que o estabelecimento estava em chamas e havia desabado, além da possibilidade de haver vítimas no local.

Ao chegar no estabelecimento, os bombeiros tiveram de ser cautelosos, e precisaram ficar a uma distância de 120 metros do local das chamas. O lugar era de difícil acesso e, segundo o dono da serralheria,  ainda havia botijões de GLP e um cilindro de oxigênio, o que aumentava as chances de explosão. Por sorte, ninguém havia ficado preso no local.

Com a extinção das chamas foi realizado rescaldo e  quatro botijões P-2 foram encontrados com rachaduras, dando a impressão de que houve explosão antes da chegada dos militares, por isso o desabamento do barracão.

Fumaça pôde ser vista de longe

Toda a estrutura e a rede elétrica ficaram destruídas, além disso, diversas ferramentas foram danificadas com a explosão. Segundo o proprietário, a edificação possuía 90 m2 de área coberta.

O estabelecimento não possui a atividade regulamentada (não possui firma registrada). O referido barracão ficou sob a guarda do proprietário.

A Polícia Civil irá realizar perícia para descobrir as causas do incêndio.

Alerta

O Corpo de Bombeiros aproveita a oportunidade e reforça a importância de se utilizar botijões que possuam válvula de segurança e atendam às especificações das normas. Além disso, é essencial armazenar os botijões em local apropriado, fora da edificação, e que possua ventilação natural, afastado de ralos e tubulações. Em caso de vazamento em ambiente fechado, abra as portas e janelas para proporcionar ventilação natural; desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da edificação; não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou outros que possam produzir faísca. Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros; alerte as pessoas sobre o vazamento. Entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros Militar (193).