Publicidade

A 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros realizou, na última quinta-feira (26), a Operação Alerta Vermelho, com o objetivo de prevenir acidentes. 87% dos estabelecimentos visitados possuíam alguma irregularidade. A ação é educativa.

Publicidade
Posto de comando foi montado na FEPASA (foto: Corpo de Bombeiros)

Nesta fase da operação, os bombeiros montaram um posto de comando na FEPASA e vistoriaram estabelecimentos da avenida João Pinheiro e da rua Junqueiras, durante três horas.

Os 18 bombeiros que participaram da operação vistoriaram 47 estabelecimentos, dos quais, 41 estavam em situação irregular perante o Corpo de Bombeiros por ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Como a ação é preventiva e educativa não foram lavradas multas ou autuações, nem foram feitas interdições. Os proprietários, responsáveis pelo uso, e funcionários receberam orientações no que tange à prevenção contra incêndio e pânico e sobre o uso de extintores de incêndio, saídas de emergência, sinalização, iluminação de emergência, hidrantes internos, alarmes manuais de incêndio e segurança no uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Operação Alerta Vermelho continua a ter prioritariamente o caráter educativo, com foco no esclarecimento sobre os procedimentos básicos necessários para regularização das edificações, porém, caso seja constatado risco iminente à vida ou ao patrimônio, são adotadas as sanções previstas na legislação de prevenção contra incêndio e pânico do Estado de Minas Gerais.