Publicidade

A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas confirmou, na tarde desta quinta-feira (26), que está investigando dois possíveis casos de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ser causada pelo vírus H1N1. Os pacientes estão sendo tratados, mas não há informações sobre os quadros clínicos.

Publicidade

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, o setor de Vigilância Epidemiológica está cuidando dos casos.

Já foi colhido material biológico e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que vai examinar e informar qual é o vírus causador. Enquanto o resultado não é encaminhado os pacientes já são submetidos a tratamentos.

A Secretaria de Saúde disse ainda que não pode informar o estado de saúde dos pacientes. Informações extra oficiais dão conta de que uma mulher está internada no CTI Hospital Santa Casa.

SRAG

A Síndrome Respiratória Aguda Grave, também conhecida pelas siglas SRAG ou SARS, é um tipo de pneumonia grave que surgiu na Ásia e que é facilmente transmitida de pessoa para pessoa, causando sintomas como febre, dor de cabeça e mal estar geral.

Essa doença é causada pelo víru Sars-CoV e deve ser tratada rapidamente com ajuda médica, pois pode evoluir para uma insuficiência respiratória grave, que pode levar à morte.

Os sintomas são similares aos de gripe comum, com febre acima de 38°, associada a dores de cabeça e corpo. Ela perdura, no entanto, e após alguns dias o doente apresenta tosse seca e a doença pode evoluir para uma pneumonia grave, que causa grande dificuldade para respirar.

O diagnóstico ainda não é específico e é feito com base principalmente nos sintomas apresentados e na história do paciente ter ou não tido contato com outras pessoas doentes.

Vacina

A vacinação contra a gripe comum em Poços teve início na última segunda-feira (23) e deve imunizar cerca de 43 mil pessoas. A vacina está sendo disponibilizada inicialmente para trabalhadores da saúde nos diferentes níveis de complexidade, trabalhadores da educação, crianças menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que tiveram bebê nos últimos 45 dias, além da população privada de liberdade e de trabalhadores do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas podem receber a vacina, desde que com prescrição médica, que deve ser apresentada na sala de vacinação. Com exceção do Dia D, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Confira os locais de vacinação:

UBS CENTRO RUA PERNAMBUCO , Nº 495 CENTRO

UBS CASCATINHA AV. SANTO ANTONIO, 245 CASCATINHA

UBS SÃO JORGE AV. ANTONIO TOGNI, Nº 2055 VILA CRUZ

UBS COUNTRY CLUB RUA JOSÉ MENDONÇA 150A JD. COUNTRY CLUB

UBS PONTO DA CASCATA RUA VICENTE MIRANDA, Nº229 MARCO DIVISÓRIO

UBS ESPERANÇA II RUA LÁZARO DE LIMA, Nº 280 PQ. ESPERANÇA

UBS REGIONAL SUL AV. ANTONIO MARINONI, Nº 125 SÃO SEBASTIÃO I

UBS KENNEDY I RUA PIRITA Nº 116 JD. KENNEDY

UBS QUISSISANA RUA GENI VILAS BOAS TARDELLI, No 50 SÃO JOSÉ

UBS STA ROSÁLIA PÇA DR. ANTENOR DAMINI, Nº 233 SANTA ROSÁLIA

UBS VILA NOVA RUA ANTONIO PEREIRA GUIMARÃES, Nº 299 VILA NOVA

UBS DOM BOSCO I RUA FRANCISCO CANTOS DAVO S/N JD. FORMOSA

UBS NOVA AURORA RUA BENEDITA COSTA LUCAS, Nº 60 JD. IPÊ

UBS JD. SÃO PAULO RUA JAGUARI , 15 JD. SÃO PAULO

UBS REGIONAL LESTE RUA CECILIA FISHELA, S/N ESTÂNCIA SÃO JOSÉ

UBS PQ PINHEIROS RUA VICTOR EMANUEL IMESI, S/N PQ. PINHEIROS

UBS SÃO JOSÉ RUA PROFESSORA LOURDES MOURÃO, S/N CENTENÁRIO

UBS CAIO JUNQUEIRA RUA MANGUEIRA, 262 CAIO JUNQUEIRA