Publicidade

A DME divulgou, nesta quarta-feira (18),  que os níveis das represas Bortolan e Cipó atingiram o volume máximo de armazenamento. Para se ter uma ideia, a Represa do Bortolan estava com nível de 1,87 m negativos e volume útil de 42%, em outubro do ano passado.  Hoje está em seu nível máximo, com volume útil de 100%.  Já Represa do Cipó estava com 6,52 m negativos e volume útil de 34%, no mesmo período, e atualmente está no nível máximo, com 21 cm além da cota do vertedor.

Publicidade

Segundo a DME, desde outubro do ano passado é possível acompanhar semanalmente os dados das represas sob sua gestão. As informações são atualizadas toda segunda-feira e disponibilizadas no site da empresa.

Represa do Cipó atingiu volume útil de 100% ( foto: divulgação)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que os reservatórios da região sudeste devem chegar ao final deste ano atingindo cerca de 30% da capacidade, bem melhor do que os 18% observados em 2017. O cenário previsto é baseado no comportamento médio das condições climáticas, que podem variar de um ano para o outro.

Consumo consciente

Diante da recuperação do nível dos reservatórios do município e com as chuvas observadas nos últimos dias, a tendência é que as pessoas esqueçam a importância do consumo consciente de água e energia elétrica.

É importante lembrar que bons hábitos de consumo devem ser adotados a longo prazo, já que o início do período seco e consequente redução do volume dos reservatórios são previstos a partir de junho. As primeiras pancadas de chuva normalmente são esperadas na segunda quinzena de setembro, evidenciando o declínio da estação seca.