Publicidade
Escâner de veia ajuda a localizar os vasos (foto: Juliano Borges/Poços Já)

A cena é clara na memória de muita gente: na hora de coletar sangue ou tomar uma vacina, o choro é ouvido de longe e os pais têm até que segurar a criança. Mas o medo das agulhas também existe nos adultos e há tecnologias que podem ajudar ambos a resolver esse problema.

Publicidade

O Laboratório Médico Dra. Tânia, de Poços de Caldas, oferece conforto e redução de dor aos clientes. Essa experiência é possível por meio de dois aparelhos: o escâner de veia e o “Buzzy”.

O estresse na hora de encontrar uma veia do paciente e as várias picadas até que se consiga tirar o sangue são evitados com o escâner de veia. A luz emitida deixa evidente o desenho dos vasos sanguíneos, mesmo em pessoas cuja percepção é mais difícil.

Aparelho diminui sensação de dor em até 89% (foto: divulgação)

Além desse aparelho, ainda há o “Buzzy”, criado pela médica pediatra norte-americana Amy Baxter. Por meio de vibrações e de um gel frio, ela colocou em prática a “teoria do portão”, que afirma ser possível interromper a transmissão da dor até o cérebro por meio de eletroestimulação.

“O frio do gel, junto com a vibração, colocado entre o ponto da coleta e o cérebro, desvia a atenção e reduz a sensação de dor em até 89%”, explica Luiz Henrique Cobra, sócio e gestor do laboratório.

Além de disponibilizar essas tecnologias, o laboratório também oferece espaço dedicado aos exames infantis, inclusive com brinquedoteca. O Lab Tânia fica na rua Paraíba, 321, Centro de Poços de Caldas. Mais informações pelo telefone (35) 3729-1400.