Publicidade

O resultado da análise de sangue da paciente de 26 anos, residente em Poços, e internada no final de janeiro com suspeita de febre amarela deu negativo. A comprovação foi enviada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte.

Publicidade

Segundo o secretário de saúde, Carlos Mosconi, a paciente não estava vacinada e possuía sintomas compatíveis com o da febre amarela. Após mais de uma semana de internação, para observação e observação e tratamento sintomático, foi afastada clinicamente a possibilidade de febre amarela. “A paciente teve melhora, teve alta e, agora, recebemos a confirmação laboratorial de que não era febre amarela”, afirma o secretário.

A febre amarela tem sintomas que também são característicos de outras doenças, como febre alta, dores na cabeça e no corpo, náuseas e vômitos. Por isso, a notificação e a as ações preventivas são importantes e a orientação da secretaria de saúde é notificar qualquer caso suspeito para o atendimento adequado e a posterior investigação.

Em Poços, a vacina está disponível nas 21 salas do município, para o público do calendário nacional, de nove meses a 59 anos. A partir desta faixa etária, é aconselhável passar por avaliação médica que vai indicar a necessidade de receber a dose. No município não está sendo adotado o fracionamento, sendo aplicada a dose inteira. Uma única dose imuniza pela vida toda. Tendo os sintomas que caracterizam a doença, é fundamental procurar uma unidade de saúde.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas