Publicidade

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) afirmou, nesta segunda-feira (18), que vai suspender o projeto para minerar 22 hectares na Serra do Selado.

Publicidade

Em nota, a assessoria diz que entende ser necessário ampliar o diálogo sobre a atividade de mineração no local. “Reafirmando o seu compromisso com a transparência nas relações, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) informa que está suspendendo o processo de licenciamento na Serra do Selado”.

A mineradora estava em processo de obtenção de licenças junto aos órgãos ambientais, onde a intenção era extrair 750 mil toneladas de bauxita ao longo de cinco anos.

A prefeitura também emitiu um comunicado assinado pelo prefeito Sérgio Azevedo no qual esclarece sobre a reunião realizada no Conselho de Defesa de Meio Ambiente (CODEMA), onde foi aprovada a a emissão da Declaração de Conformidade com a legislação municipal para exploração mineral de aproximadamente 20 hectares na Serra do Selado, documento este imprescindível à sequência do licenciamento.

Com isso, o Chefe do Executivo se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e da empresa e após ponderações decidiu-se pela suspensão do processo de licenciamento abdicando-se da emissão do referido documento.

O prefeito se diz agradecido à empresa que, compreendendo a importância sócio-ambiental do assunto, decidiu pela sua imediata suspensão.