Publicidade

Poços de Caldas vem vivendo altos e baixos na questão da reativação do Trem Turístico e mais uma vez os olhares se voltam de forma negativa para a estação. Isso porque nesta quarta-feira (13) a prefeitura realizou no local uma espécie de asfaltamento, deixando quem luta pela causa horrorizado. A administração, por outro lado, garante que não há danos e que o serviço foi solicitado pelo próprio Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico ( Condephact).

Publicidade

Os trabalhos, segundo o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, foram realizados a pedido do Condephact, após aprovação em comissão, para que se preservasse o patrimônio histórico em razão dos eventos natalinos. Ele explica que para que não haja danos nos trilhos, que foram encobertos, foi utilizado um tipo específico de material, o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Ao ser questionado sobre o trabalho executado pela administração anterior, para a reativação do trem, ele apenas disse que não seria afetado. Ressaltou que o local estava cheio de pedriscos e que isso conferia riscos às pessoas que frequentam o local para os eventos natalinos.

A obra deixou os membros do ‘Poços na Linha’ preocupados. Rubens Caruso, membro do grupo, diz que não enxerga na atual gestão autoridade o bastante, apesar do mandato concedido pelo voto, para falar a respeito do que pode ou não pode, do que prejudica ou não prejudica o patrimônio histórico. “Estamos tratando com um organismo que, por exemplo, autorizou aquele conjunto de tendas que se viu recentemente diante da Estação. Não é apenas a questão de discutir prejuízo aos trilhos, que são antigos e inservíveis à circulação ferroviária. A discussão é muito mais ampla e enseja inclusive outros questionamentos sobre o acervo ferroviário da cidade”.

A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do Condephact, Ralf Matavelli, porém até o fechamento desta matéria não obteve sucesso.