Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no fim da tarde de sexta-feira (8) quase meia tonelada de iogurte imprópria para consumo. O produto era transportado sem refrigeração e documentos ficais.

Publicidade
Iogurtes foram destruídos (foto: PRF)

De acordo com a PRF, o veículo transitava pela BR-146 quando foi abordado em uma fiscalização de rotina. Foi verificado que o caminhão Ford/Cargo, licenciado no estado de São Paulo, tinha no compartimento de carga 114 caixas de iogurte e bebidas lácteas e 60 potes de requeijão cremoso, tudo acondicionado sem refrigeração.

Os iogurtes eram transportados com outros alimentos, biscoitos diversos, e vasilhames de plástico. O motorista não portava qualquer documentação fiscal que acobertasse o referido transporte do laticínio. Indagado sobre a origem da mercadoria, o condutor relatou que fora comprada em Campinas (SP) e seria distribuída em um comércio de utilidades, no centro de Poços de Caldas.

A PRF acionou o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que constatou que toda a carga de laticínios estava imprópria para consumo, devido ao transporte inadequado, e fora da temperatura máxima preconizada na legislação vigente. Os produtos foram descartados e inutilizados no aterro sanitário de Poços de Caldas.

Profissionais do IMA atestaram que produtos são impróprios para o consumo (foto: PRF)

Foram descartados 4800 potes de 90 gramas cada de Danette, totalizando 432 kg, 480 potes de 95 gramas cada de bebida láctea fermentada Paulista, totalizando 45,6 kg, 96 potes de 100 gramas cada de iogurte Grego Danone, totalizando 9,6 kg e 60 potes de 200 g de requeijão cremoso Danone, totalizando 12 kg, num total de 499,2 kg de laticínios impróprios para consumo.