Publicidade

O processo de cadastro para castração gratuita de cães e gatos continua a partir da próxima segunda-feira (11) e seguirá nas semanas seguintes. O atendimento será realizado de segunda a quarta, com previsão de cadastro semanal de 150 animais. Nesta primeira etapa serão realizadas 2400 cirurgias gratuitas. Haverá ainda um dia a ser definido para cadastro dos animais na zona rural.

Publicidade

Para fazer o cadastro é necessário comparecer à Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, com CPF, RG e comprovante de residência atualizado. O endereço é rua Pará, nº 284, centro (entrada pela Rua Rio Grande do Sul). O atendimento é de segunda a quarta (ou até a realização de 150 cadastros semanais), das 9h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697 – 5977.

O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de Poços de Caldas foi criado com o objetivo de promover o controle da população desses animais e prevê a realização de esterilização cirúrgica, de forma gratuita. O serviço será disponibilizado por meio de contratos com clínicas veterinárias e médicos veterinários credenciados. A partir do cadastro, o responsável pelo animal recebe uma guia de autorização para a cirurgia e já pode entrar em contato com a clínica indicada para fazer o agendamento. As clínicas têm o prazo de três meses para a realização da cirurgia. Após o procedimento, os animais irão receber o microchip para a identificação.

O Programa de Castração Animal gratuita faz parte do Projeto Melhor Amigo, lançado no último domingo (3), que também inclui: inauguração do Espaço Animal no Parque; ampliação e melhorias no abrigo de animais, já em andamento; feira de adoção aos domingos no Espaço Animal, com animais do abrigo; atividades que orientem sobre a guarda responsável, também já realizadas nas escolas; adaptação do antigo castra móvel como veículo de transporte animal; reforma e ampliação do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, previstas para 2018, além da criação do Comvida – Conselho Municipal de Defesa e Valorização da Vida Animal. O programa Melhor Amigo tem ações elaboradas pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Vigilâncias Ambiental e Sanitária, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.