Publicidade

Uma auxiliar de cozinha perdeu quase mil reais ao fazer uma compra a partir de um anúncio no Facebook. Ela pagou o boleto e só depois de reclamar a entrega do produto junto à loja descobriu que não havia pedido nenhum e que tinha sido vítima de estelionato.

Publicidade

A vítima contou à Polícia Militar que no dia seis deste mês viu um anúncio na rede social, supostamente das Lojas Americanas, no qual um televisor de 49′ era vendido por R$ 978. Ela clicou no banner e foi direcionada para outra página, onde fez a aquisição e gerou o boleto de pagamento que foi quitado no dia seguinte.

O pagamento foi confirmado via e-mail e a vítima aguardou os nove dias propostos para a entrega. Como não recebeu o produto, telefonou para a loja e descobriu que não havia nenhum pedido em seu nome.

Como o golpe funciona?

Você entra no Facebook e vê uma oferta supostamente de uma loja famosa. Ao clicar no link, é direcionado para uma página falsa, igual à oficial. São solicitados dados pessoais e informações bancárias, como número do cartão de crédito, ou emitido boletos. Pronto! Em poucos minutos os criminosos têm tudo o que precisam para se passar por você e roubar seu dinheiro de forma rápida e fácil, ou para ter seu dinheiro sem lhe fornecer o produto.

Como identificar uma oferta falsa?

Desconfie sempre de ofertas exageradas. Entre nas páginas oficiais da marca por outro meio que não seja através do link oferecido pelas redes sociais. Se a promoção não for anunciada nas páginas oficiais da marca ou te levar para outras páginas é melhor desconfiar. Se mesmo assim quiser participar, tenha certeza de que o desconto é real, entrando diretamente nos canais oficiais da marca.

Ajude, denuncie
Se você identificar uma promoção falsa, denuncie no próprio Facebook. Clique nos “três pontinhos ao lado de Compartilhar”, que fica bem abaixo da foto principal da página. Em seguida, marque “Denunciar Página” e siga os passos, que te perguntarão o que há de errado.