Publicidade
Ana Paula é jornalista e escritora e teve contos e poemas publicados em coletâneas nacionais e internacionais (foto: divulgação)

Nesta segunda-feira (20), às 20h, o Sesc em Poços de Caldas apresenta mais uma edição da Roda de Conversa: cultura em toda parte, projeto que tem a finalidade de ampliar o conhecimento dos participantes a partir do diálogo. A temática da atividade será o papel da Cultura, especialmente na literatura, na construção da identidade negra no Brasil, principalmente para crianças e jovens.

Publicidade

A escritora e jornalista Ana Paula Lisboa e Sinara Rúbia que é educadora, contadora de histórias e instrutora de arte e cultura negra, ambas cariocas, virão para compartilhar com o público poços-caldense suas vivências e experiências profissionais. A mediação será feita pelam poços-caldense Mariana Carvalho, professora e pesquisadora de Literatura Africana de Língua Portuguesa.

Sinara Rúbia é educadora, contadora de histórias e instrutora de arte e cultura negra (foto: divulgação)

Ana Paula, que já teve contos e poemas publicados em coletâneas nacionais e internacionais, atualmente trabalha no projeto de um blog que terá como tema a cidade onde mora, Luanda (Angola), e na pesquisa de um livro sobre “famílias pretas”, além de assinar uma coluna quinzenal para um jornal de grande circulação do Rio de Janeiro. Sinara é da área de Letras-Português/Literatura, pesquisadora em História, Cultura, Literaturas Negra; há mais de 10 anos é contadora de histórias, instrutora e produtora de arte e cultura negra, com experiência em projetos de âmbito local, comunitário e nacional. “Acreditamos que o momento é bem oportuno para conversarmos sobre a representatividade da população negra, sobretudo na Literatura, sabendo que somos um país com grande desigualdade e com problemas estruturais que surgiram no processo de colonização – e ainda permanecem –, como o racismo. E falar sobre a cultura nesse contexto, em busca de soluções, é de extrema importância”, aponta Pedro Cezar, analista de serviços sociais do Sesc Poços de Caldas.

A data do evento também tem significado especial, já que no dia 20 de Novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, ocasião dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, em data escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695.

Os participantes podem solicitar certificado de participação do evento.

Serviço

O quê: Roda de Conversa “Literatura e Identidade Negra”

Quando: Segunda-feira (20), às 20h

Onde: Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229 – Centro)

Quanto: Entrada gratuita