Publicidade

O Procon de Poços de Caldas vai realizar no próximo mês o 2ª Feirão Limpa Nome. O objetivo é regularizar os débitos dos inadimplentes, com a chance de renegociação das dívidas que levaram seus nomes aos serviços de proteção de crédito.

Publicidade
Na primeira edição 500 pessoas foram atendidas (foto: divulgação).

O feirão será realizado entre os dias 20 e 25 de novembro. O evento, voltado para a regularização de débitos e educação financeira, acontecerá na sede do órgão e contará com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Para participar do feirão, o interessado precisa apresentar cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e de renda. Atendimentos para terceiros somente serão realizados mediante apresentação de procuração com firma reconhecida em cartório. Não é necessário cadastro prévio. O atendimento será realizado por ordem de chegada, mediante entrega de senha, a todos os consumidores residentes e domiciliados na cidade.

Segundo Fernanda Soares, assessora jurídica do PROCON, não existem descontos previamente estabelecidos, mas as instituições financeiras tendem a oferecer melhor proposta de quitação e/ou parcelamento para os consumidores durante o feirão, reduzindo juros, correções é demais encargos.

A quitação de débitos garante ao consumidor a retirada da inscrição no cadastro nacional de inadimplentes em até cinco dias, bem como a possibilidade de abrir conta bancária, fazer empréstimos, comprar bens parcelados, emitir cheques e ter acesso a cartões.

Fernanda lembra ainda que, no primeiro feirão, em março deste ano, 500 pessoas foram atendidas durante quatro dias. Assim, a expectativa é de que o movimento nesta edição seja maior. “Algumas pessoas chegaram a ter descontos expressivos em relação ao débito atualizado, de até 60%. Mais do que ter o ‘nome limpo’, como usualmente se diz, o objetivo do feirão é que as pessoas se conscientizem quanto ao consumo consciente. Para tanto, estamos buscando parcerias junto às instituições bancárias para fornecimento de cartilhas visando à educação do consumo”, acrescenta.

Para outras informações: (35) 3697-2065 / 3697-2262 / 3697-2844.