Publicidade
Equipe do Unitran Mirim visitou berçário nesta semana (foto: João Araújo/Poços Já).

A guardinha Unitrina é uma agente de trânsito das mais exigentes. Mas, ao invés de punir os motoristas, ela ensina as crianças. Junto da assistente Minnie, ela tem visitado escolas de Poços de Caldas no projeto de educação infantil promovido pela autoescola Unitran.

Publicidade

Nesta semana, a equipe esteve no berçário Fraldinhas, do bairro Quisisana, e levou mais do que informações. As crianças receberam uma carteira de habilitação personalizada, com foto e nome, que as autoriza a dirigir bicicletas, patinetes, skates e outros veículos infantis. Além disso, elas agora são responsáveis por fiscalizar os pais. Quem descumprir as regras, como passar no sinal vermelho e dirigir sem cinto, tem que pagar multa para os filhos: nesses casos, a moeda é o chocolate.

Guardinha Unitrina ensina regras de circulação às crianças (foto: João Araújo/Poços Já).

Linguagem infantil

Quem interpreta a Unitrina é a consultora de vendas Aline Abrão. Ela conta que a personagem funciona também para que os pequenos entendam o trabalho dos agentes. “A criança tem essa visão de que o guarda vai prender. A intenção é passar para eles que o agente de trânsito tem como função orientar”.

Para falar com as crianças de forma lúdica, o Unitran Mirim utiliza desenhos e o mascote da autoescola. A condução do evento ocorre por meio das experiências vividas pelos próprios alunos. “A gente usa o dia-a-dia deles para poder mostrar o que é certo e o que é errado. Eles agora vão ser agentes de trânsito, orientando os pais e promovendo segurança para eles próprios”, explica a consultora de vendas Simone Gonçalves, que interpreta a Minnie.

Para a diretora do berçário, essa ação é importante por orientar as crianças e ajudar pais e escola no processo de educação. “A primeira coisa que eles vão fazer é observar os pais, se tem alguma coisa errada eles pontuam na hora. Esse tipo de atividade ajuda na conscientização, desde pequenininhos eles passam a entender as regras do trânsito, essa consciência que é tão importante para a sociedade, tanto pedestres quanto motoristas”, comenta.

A equipe já esteve no Colégio Jesus Maria José e no Centro Educacional Curumin. Escolas que tiverem interesse em receber o projeto podem entrar em contato pelo telefone 3721-2826.