Publicidade

A Estação de Tratamento de Água – ETA 1, localizada no São Benedito, além de ser a primeira construída na cidade, é uma das mais importantes no sistema de abastecimento atendendo mais de 34 bairros da cidade e uma população de cerca de 70 mil habitantes, empresas, escolas e hospitais. A vazão normal da ETA 1 nesta época do ano é de 187 litros por segundo. Contudo, nos últimos dias, a vazão chegou a 118 litros por segundo, sofrendo uma queda de 40%, o que deixou o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) em estado de alerta.

Publicidade

Segundo o diretor do DMAE, Antônio Roberto Menezes, são diversas as causas para esta queda de vazão.“ A falta de chuva, a evaporação natural e a própria absorção da água pelo solo contribuem muito para esta queda e quanto a isto só nos resta torcer para que a chuva não demore a chegar. Outra causa é relativa à utilização de água de forma ilegal, como a denúncia que recebemos de que produtores rurais próximos às nascentes de captação de água pelo DMAE estariam utilizando a água muito acima do permitido pela outorga. Isto nos preocupa e chamamos a atenção das autoridades ambientais para que fiscalizem esta situação. Nós não somos contra os produtores, mas esperamos deles a consciência ambiental. Este momento de falta de chuvas exige de cada cidadão o uso racional da água” afirmou Menezes.

Apesar da situação, o mesmo diretor ressaltou que, por enquanto, não se pensa em esquema de rodízio de água como vem acontecendo em algumas cidades do Sul de Minas. “Por enquanto, temos a situação sob controle, o que não tira a possibilidade de, se não chover nos próximos dez dias, ter que tomar medidas para evitar a falta de abastecimento” finalizou o diretor.