Publicidade

O incêndio na vegetação da Serra de São Domingos está controlado, segundo o Corpo de Bombeiros. Nesta quarta-feira (20), ele será monitorado para garantir que as chamas não retornem devido à existência de incêndios subterrâneos.

Publicidade
Incêndio já foi controlado. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Nesta quarta pela manhã, uma equipe retornou ao local e constatou que as labaredas maiores já foram debeladas, no entanto, ainda há presença de focos subterrâneos, dá para ver a fumaça branca, mas não se vê a chama, por se tratar de um incêndio embaixo da terra. Folhas em decomposição e material orgânico viram combustível e o fogo queima as raízes matando as árvores.

Pra isso foi construído um aceiro, uma espécie de barreira para as chamas, que tem funcionado. Mesmo assim, de tempos em tempos, equipes retornam a mata para monitorar de perto a evolução e, caso seja preciso, iniciar novamente os combates.

Boa parte da Serra foi atingida. (Foto: Corpo de Bombeiros)

A área onde o incêndio se concentra estava com a vegetação bastante alta, o que facilita na propagação das chamas.

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou a área total atingida, nem os danos causados pelo incêndio.

Pedra Branca

A companhia de bombeiros de Poços também trabalha no incêndio da Pedra Branca, em Caldas, lá as chamas já duram quatro dias. Os bombeiros estão contando com um volume grande de voluntários e chegaram a acionar o helicóptero da corporação para auxiliar nos trabalhos.

Voluntários tem ajudado muito em Caldas. (Foto: Corpo de Bombeiros)

De acordo com o capitão Wenderson Marcelino, a ajuda da aeronave foi dispensada por ser ineficiente naquele caso. “Do alto não era sequer possível visualizar as chamas, em razão da mata fechada. Assim a aeronave foi dispensada e construídos aceiros, além do combate direto por bombeiros e voluntários, com bombas costais e abafadores”, explica.

Os trabalhos seguiram por mais de 12 horas na terça-feira e o retorno aconteceu logo nas primeiras horas do dia de hoje. A expectativa da corporação é de que a queda da temperatura durante a noite tenha contribuído para a diminuição das chamas.