Publicidade

São as escolhas de motoristas e pedestres que determinam o que acontece nas ruas e estradas. Por isso, órgãos públicos e autoescolas se mobilizam pela Semana Nacional do Trânsito, que começou nesta segunda-feira (18).

Publicidade

Este ano, o tema proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A psicóloga e consultora de vendas Michelly Cassaro, da autoescola Unitran, valoriza a oportunidade de dar ainda mais destaque à questão. Ela explica que o plano de ensino já promove a reflexão sobre o assunto, mas a abordagem fica ainda mais forte neste período. “A Semana do Trânsito é uma ferramenta que propicia uma reflexão mais apurada frente às nossas atitudes enquanto pedestres e motoristas. Não basta simplesmente fomentarmos em nossos alunos o cumprimento de normas, devemos direcionar um pensamento empático no qual os mesmos interiorizem uma postura de valorização e respeito à vida”, acrescenta.

Nesta sexta-feira (22), a autoescola participa do Rua Viva, com ações educativas voltadas para crianças. O evento, organizado pelo Trama – Ação Urbana, faz parte da Semana Nacional do Trânsito e celebra o Dia Mundial Sem Carro. O trecho da rua São Paulo entre a Assis Figueiredo e a Praça Pedro Sanches terá uso exclusivo para pedestres. No sábado (23), a equipe da Unitran vai até o Shopping Poços de Caldas, das 14h às 18h, com o objetivo de conscientizar os frequentadores do espaço.

Prefeitura

Até sábado, a Secretaria Municipal de Defesa Social vai realizar diversas ações de conscientização. “O Brasil inteiro vai estar junto nesta tarefa de construirmos um trânsito melhor. Será um momento de reflexão sobre as responsabilidades de cada um no trânsito: as dos pedestres, dos motoristas, dos ciclistas, dos motociclistas”, explica a coordenadora de Educação para o Trânsito.

Veja a programação:

 

Quarta-feira (20)

Ação educativa com Teatro do TUS (Teatralizando o Universo do Ser) – Semaforildo em: Educação no Trânsito.

Local: IF Sul de Minas

Público: alunos das escolas CAIC e João Monteiro

Horário: 9h

Palestra: Comportamento para um trânsito seguro para todos.

Parceria: agentes de trânsito, Guarda Municipal, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Quinta-feira (21)

Palestras para motoristas da Prefeitura

Local: Urca

Horário: 8h às 13h

Sexta-feira (22)

Cinema rodoviário e atividades sobre educação para o trânsito

Parceria com Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat e Trama

Local: Rua São Paulo

Horário: 9h às 18h

Sábado (23)

Ação de impacto no centro de Poços de Caldas

Parceria com Polícia Civil e Guarda Municipal