Publicidade

Bruno de Souza Vince, sargento do Exército Brasileiro e nascido em Poços de Caldas, recebeu, no último dia 23, a Medalha das Nações Unidas (ONU) por sua missão de paz no Haiti. Ele está no país há mais de 90 dias.

Publicidade

Vince é integrante do 26º Contingente Brasileiro no Haiti (CONTBRAS) e faz parte do último contingente brasileiro no país do Caribe. A medalha da ONU é entregue aos militares pelos serviços em favor da paz, após o decurso de mais de 90 dias ininterruptos de missão. A condecoração, entregue aos militares que compõem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), possui uma faixa de quatro cores: a azul, representando a esperança; a verde, que simboliza a paisagem e o potencial econômico do Haiti; a azul turquesa, representando o oceano ao redor da Ilha “Hispaniola”, e a branca, que significa a promessa de paz para o povo haitiano.

Sargento faz parte do último contingente brasileiro no país. (Foto:BRAENGCOY)

O sargento Vince faz parte da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti [ou Brazilian Engineering Company (BRAENGCOY – sigla em inglês)]. Nascido em Poços de Caldas em dezembro de 1980, o militar iniciou sua carreira no Exército Brasileiro em 2002 e atualmente serve na cidade de Palmas (PR). Vince faz parte de um grupo de 250 militares que chegou ao Haiti para a 26º missão de paz em maio deste ano. As ações do contingente terminam no próximo mês de setembro, já que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou em abril de 2017 o fim da missão de paz no Haiti após 13 anos. A missão será substituída por uma operação policial, que deverá ser retirada ao longo de dois anos na medida em que o país forme a sua própria polícia.

No Haiti, os “peacekeepers” brasileiros trabalham desde 2004 pelo fortalecimento das instituições nacionais haitianas e na segurança da área de operações. De acordo com o Ministério da Defesa, após o fim da Missão de Paz no Haiti, o número de militares brasileiros que fizeram parte das ações será de aproximadamente 37 mil.