Publicidade

A Guarda Municipal (GM) desde o início do ano vem realizando a operação Carga Pesada. A ação visa evitar o trânsito de caminhões pesados no centro da cidade por meio de blitzes em locais estratégicos. A circulação de cargas na área central é regulamentada pela lei municipal 6.022 e muitas das vezes não é compreendida pela população.

Publicidade
Guardas municipais impedem a circulação de caminhões com cargas acima de sete toneladas na área central. (Foto: Divulgação)

A operação impede a circulação de caminhões que transportam cargas acima de sete toneladas do centro da cidade. “Isso também é uma questão ambiental, pois elimina a fumaça excessiva desses caminhões em uma área com grande concentração de pessoas, além de conservar o asfalto, fiação e melhorar o trânsito”, observa o secretário de Defesa Social, Marcos Sansão. “Muitas vezes, a fiscalização feita pela Guarda Municipal não é entendida por parte da população, mas é de extrema importância para a melhora significativa da qualidade de vida da população”, acrescenta. 

Sansão destaca ainda que a operação Carga Pesada é comum em muitos municípios. “Mais de cem municípios criaram restrição ao trânsito de caminhões, entre elas, nossa vizinha Andradas, além de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre”.