Publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas fará um investimento de cerca de R$ 2 milhões nos bairros da Zona Sul da cidade. A intenção é minimizar o desabastecimento de água na região, como aconteceu em junho deste ano.

Publicidade

De acordo com o diretor-presidente do departamento, Antônio Roberto de Menezes, as obras contemplam uma recuperação mais rápida do sistema, com garantia de maior tempo até que a água se acabe. “Vamos duplicar as linhas de recalque. Com isso, a gente vai conseguir jogar uma vazão maior no reservatório e, no caso específico do Cohab (Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira), vamos construir um reservatório de um milhão de litros”, explica.

Até agora, foram comprados 3,5 mil metros de tubo, com 2,6 mil destinados às obras na Zona Sul. “São quase dois milhões de reais aplicados na Zona Sul. Em termos de abastecimento de água, isso vai resolver o problema lá por muito tempo”, ressalta.

Menezes ainda comenta sobre o fato ocorrido no mês de junho deste ano, quando praticamente todos os bairros da região ficaram desabastecidos por quase dois dias. Segundo ele, o caso é raro, uma vez que o compromisso do DMAE é não fechar a rede por mais de seis horas. No entanto, relembra a necessidade de que todos os moradores tenham uma caixa d’água, para evitar transtornos. “É preciso que o consumidor faça uma sua parte e tenha em casa um reservatório que seja suficiente para, pelo menos, um dia de consumo. Não determinamos o tamanho dessa caixa d’água, mas especificamos que tenha no mínimo 500 litros, o que é suficiente para uma família de três ou quatro pessoas passar um dia”, finaliza.

Outros investimentos

Além da Zona Sul, o DMAE também está realizando a troca de redes no bairro Jardim dos Estados. “Esse é um dos bairros mais antigos da cidade e, consequentemente, a rede também é antiga. Ainda em fibrocimento o

u até ferro fundido, o que causa incrustações no local. Também estamos dando sequência à Estação de Tratamento de Esgoto, que hoje é uma das maiores obras do município”, destaca Menezes.