Publicidade

Representantes da Associação dos Apicultores de Poços de Caldas se reuniram com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Flávio Faria , na última semana, para solicitar apoio para o setor. “Queremos potencializar a associação e inserí-la no projeto de Agricultura Familiar do município. Hoje temos 50 famílias na agricultura familiar e queremos, por meio da associação dos apicultores, fazer parcerias para instalarmos caixas de abelhas nas pequenas propriedades rurais, como fonte de renda extra, contando com a assistência técnica da Emater, da própria associação e dos nossos técnicos da Sedet”, informa Flávio.

Publicidade
Reunião definiu rumos para a apicultura no município. (Foto: Divulgação)

A prefeitura deve, ainda, estimular a associação para conseguir um local adequado para o processamento do mel, dentro das normas da vigilância sanitária, atendendo a solicitação do presidente da associação, Joel Torres. “Tudo deve encaminhar para a formação de uma cooperativa”, aponta o vice-prefeito. Desta forma, haverá o fomento de toda a cadeia produtiva do setor no município, desde a produção, processamento e venda dos produtos.

De acordo com Joel Torres, a associação, que congrega hoje 34 apicultores, tem por objetivos agregar os agricultores da região a fim de melhorar a produção de mel do município, qualificar os produtores através de cursos, melhorar a qualidade do mel oferecido à população e contribuir com a renda dos pequenos agricultores.