Publicidade

A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou nesta semana os índices de criminalidade violenta referentes ao mês de maio. Para Poços de Caldas alguns dados são preocupantes, em especial o aumento dos casos de tentativa de homicídio e roubo, 40% e 13%, respectivamente, de acordo com o Observatório de Segurança Pública Cidadão, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados apontam registros de sete casos de tentativa de homicídio neste ano, contra cinco no mesmo período de 2016. No ano passado todo foram nove tentativas, o que pode fazer a conta fechar com um índice ainda maior em 2017.
Já os roubos parecem não ter perdido as forças. Já foram 115 nos cinco primeiros meses, um aumento de 13% com relação a 2016, que teve total de 231 roubos. Uma média de 23 registros por mês.
Os números relativos a assaltos já representam metade quando comparados com todo o ano passado, mesmo sem as informações do mês de junho. Os estupros consumados também já chamam a atenção das autoridades: são seis contra dois, no mesmo período, com aumento de 200%, e seis contra 11 no ano todo.
O único dado que cai, e desta vez consideravelmente, são os homicídios consumados. Houve redução de 75%. Os dados consideram apenas um assassinato neste ano, contra quatro no ano passado.
Mas a tipificação do crime na hora do registro pode interferir nos números. Um exemplo disso é que o Poços Já Cidade divulgou o assassinato de quatro pessoas até maio, enquanto a Secretaria aponta apenas um.

Publicidade