Publicidade

O Corpo de Bombeiros realizou, no início da semana, uma solenidade em comemoração ao primeiro de instalação da 1ª Companhia Independente de Bombeiros de Poços de Caldas. A elevação da companhia, no ano passado, trouxe mais independência à corporação e aumento de efetivo.

Publicidade
Bombeiros recebem prêmios pelo desempenho (foto: Corpo de Bombeiros).

A solenidade foi presidida pelo comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Ernande Brandão David, tendo como anfitrião o comandante da 1ª Cia Independente, major Edirlei Viana da Silva.

Além de comemorar o primeiro ano de trabalho, o evento premiou os militares com medalhas de mérito nos graus ouro, prata e bronze, conforme o tempo de serviço prestado à instituição. Também foram premiados vários militares com o certificado de destaque profissional e por fim foram homenageadas todas as personalidades que contribuíram para a efetivação e desenvolvimento da 1ª Cia Independente neste primeiro ano de instalação.

Major Viana destaca que muita coisa foi conquistada neste primeiro ano e que as projeções são de que a unidade ganhe mais importância com o passar do tempo. “Como aspiração, almeja-se que em breve Poços de Caldas possa ser contemplada com um batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, proporcionando expressivo aporte de recursos humanos, sobretudo àqueles destinados a atividade operacional, além da possibilidade de tornar-se credenciada a formar seu efetivo no próprio município”. Ele ainda aponta que para que isso possa acontecer é preciso uma união de esforços entres os governos municipal e estadual.

Solenidade foi realizada na Urca. (Foto: Corpo de Bombeiros)

A companhia

A companhia possui hoje efetivo de 70 bombeiros e atende não só Poços, mas a região, com unidades destacadas nos municípios de Alfenas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Piumhi e Guaxupé.  Somadas as seis frações, são 244 bombeiros militares, que assistem a 56 municípios e uma população de aproximadamente 1,1 milhão.

Neste primeiro ano de existência, a companhia atendeu a quase 20 mil ocorrências.