Publicidade

Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no ensino fundamental da rede pública (estadual e municipal) em 2018 e também jovens e adultos que queiram retornar aos estudos já podem realizar o cadastramento escolar. Neste ano, o cadastro será realizado via internet, na página da Secretaria de Estado de Educação.

Publicidade

Devem ser cadastradas crianças com 6 anos completos ou que completarão essa idade até 30 de junho de 2018; alunos de outra localidade ou transferidos de escolas particulares; e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o Ensino Fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou por jovens maiores de 18 anos. No cadastro, o responsável pela criança deve indicar a unidade mais próxima de sua residência, já que, no ato da matrícula, será exigido comprovante de residência para verificação do zoneamento.

O cadastramento teve início nesta segunda-feira (12) e vai até 23 de junho. O cadastro é unificado para as redes municipais e estaduais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência. A inscrição é gratuita e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet.

O município adota resolução do Conselho Nacional de Educação e, por isso, trabalha com a data de corte de 31 de março, diferentemente da Secretaria de Estado de Educação. Por isso, as crianças que completarem seis anos entre 01 de abril e 30 de junho serão atendidas no Ensino Fundamental apenas das escolas da rede estadual.

Para as famílias que tenham dificuldade de acesso à internet, foram disponibilizados 25 pontos de atendimento, em todas as regiões do município, onde é possível obter acesso e auxílio no preenchimento do formulário de cadastramento.

Todas as 10 escolas estaduais no município e mais 13 unidades da rede municipal estão disponíveis para a realização do cadastramento, no período de 12 a 23 de junho. A Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação também têm pontos de atendimento. Confira os locais:

Zona Sul
Escola Estadual José Castro de Araújo
Escola Estadual Parque das Nações
CAIC Professor Arino Ferreira Pinto

Zona Leste
Escola Municipal Mariquinhas Brochado
Escola Municipal José Neto
Escola Municipal Irmão José Gregório
Escola Estadual Edmundo Gouvea Cardillo
Escola Estadual Francisco Escobar
Escola Estadual Francisca Tam Bias Fortes
Escola Estadual João Eugênio

Região Central
Escola Estadual Cleusa Lovato
Escola Estadual David Campista
Escola Municipal Júlio Bonazzi

Zona Oeste
Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
Escola Municipal Wilson Hedy Molinari
Escola Municipal Nicolina Bernardes
Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco
Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Heloísa Lacerda
Escola Estadual Prof Arlindo Pereira (Polivalente)

Zona Rural
Escola Municipal Lúcia Sacoman
Escola Municipal José Avelino de Melo
Escola Municipal Carmélia de Castro
Escola Municipal Raphael Sanches

Superintendência Regional de Ensino – Rua Marechal Deodoro, 168

Secretaria Municipal de Educação – Rua Prefeito Chagas, 464

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social