domingo , 24 setembro 2017
Tati Morais

Prefeitura inicia cadastramento escolar para 2018

Pela primeira vez, serviço poderá ser realizado online, pelo site da Secretaria de Estado de Educação.


Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no ensino fundamental da rede pública (estadual e municipal) em 2018 e também jovens e adultos que queiram retornar aos estudos já podem se programar e ficar atentos às mudanças propostas no cadastramento escolar para 2018. Pela primeira vez, o cadastro será realizado via internet, na página da Secretaria de Estado de Educação: www.educacao.mg.gov.br.

Devem ser cadastradas crianças com 6 anos completos ou que completarão essa idade até 30 de junho de 2018; alunos de outra localidade ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o Ensino Fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos. No cadastro, o responsável pela criança deve indicar a unidade mais próxima de sua residência. No ato da matrícula, será exigido comprovante de residência para verificação do zoneamento.

O cadastramento acontecerá de 12 a 23 de junho e a Secretaria de Estado de Educação já avisou que não haverá prorrogação. Em Poços de Caldas, uma comissão composta por representantes da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo trabalho.

O cadastramento é unificado para as redes municipais e estaduais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência. A inscrição é gratuita e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet.

Para as famílias que tenham dificuldade de acesso à internet, serão disponibilizados 25 pontos de atendimento, em todas as regiões do município, onde será possível obter acesso e auxílio no preenchimento do formulário de cadastramento (confira a listagem abaixo).

A chefe da Seção de Administração Escolar da SME, Angélica Xavier Figueiredo, informa que, hoje, são 1.533 crianças matriculadas no Jardim II da rede municipal que devem se cadastrar para ingressar no Ensino Fundamental em 2018. “Cabe esclarecer que o município adota resolução do Conselho Nacional de Educação e, por isso, trabalha com a data de corte de 30 de março, diferentemente da Secretaria de Estado de Educação. Isso significa que as crianças que completarem seis anos entre 30 de março e 30 de junho serão atendidas no Ensino Fundamental apenas das escolas da rede estadual”, destaca.

Também devem fazer o cadastramento crianças da rede particular que desejam transferência para a rede pública e jovens e adultos do EJA. O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e à Prefeitura dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Quem perder o cadastro não terá vaga assegurada na rede pública em uma escola próxima de sua residência. Depois da matrícula de todos os alunos cadastrados, haverá matrículas para vagas remanescentes.

Publicidade

Atendimento
Todas as 10 escolas estaduais no município e mais 13 unidades da rede municipal estarão disponíveis para a realização do cadastramento, no período de 12 a 23 de junho.
A Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação também terão pontos de atendimento. Confira os locais:

Zona Sul
Escola Estadual José Castro de Araújo
Escola Estadual Parque das Nações
CAIC Professor Arino Ferreira Pinto

Zona Leste
Escola Municipal Mariquinhas Brochado
Escola Municipal José Neto
Escola Municipal Irmão José Gregório
Escola Estadual Edmundo Gouvea Cardillo
Escola Estadual Francisco Escobar
Escola Estadual Francisca Tam Bias Fortes
Escola Estadual João Eugênio

Região Central
Escola Estadual Cleusa Lovato
Escola Estadual David Campista
Escola Municipal Júlio Bonazzi

Zona Oeste
Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
Escola Municipal Wilson Hedy Molinari
Escola Municipal Nicolina Bernardes
Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco
Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Heloísa Lacerda
Escola Estadual Prof Arlindo Pereira (Polivalente)

Zona Rural
Escola Municipal Lúcia Sacoman
Escola Municipal José Avelino de Melo
Escola Municipal Carmélia de Castro
Escola Municipal Raphael Sanches

Superintendência Regional de Ensino – Rua Marechal Deodoro, 168

Secretaria Municipal de Educação – Rua Prefeito Chagas, 464

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

App Poços Já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.