Publicidade
Escola fica na Zona Oeste de Poços de Caldas.

Há aproximadamente 20 dias, alunos da Escola Municipal Doutor Tarso de Coimbra, especializada no ensino de surdos, estão sem transporte para chegar ao local. A situação afeta crianças e adolescentes que residem na Zona Sul da cidade.

Publicidade

A educadora física Marcilene de Fátima Eloy é uma das mães prejudicadas. A filha dela, Isadora, de 12 anos, estuda na escola de terça a sexta-feira e tem faltado a muitas aulas. “Quando dá, o pai leva. Senão, fica em casa porque a localização da escola é muito complicada para quem está na Zona Sul. Muda toda a nossa rotina e está muito difícil. Como não fomos informados com antecedência dessa paralisação, não nos programamos para isso. Quem perde são os alunos”, lamenta.

Fora a filha de Marcilene, a direção da escola estima que pelo menos 14 crianças estão tendo dificuldades de assistir às aulas devido à falta de transporte. A secretária Nágila de Souza Ramos, que mora no bairro Parque Esperança, também não tem condições de levar o filho. Por isso, Victor, de nove anos, não tem comparecido à escola. Segundo ela, esta é a primeira vez desde que o menino começou a estudar no local que acontece este problema. “Ele está perdendo aulas e isso não é bom. A minha sorte é que trabalho embaixo da minha casa. Senão, ele não teria com quem ficar”, explica.

A auxiliar de enfermagem Ângela de Oliveira Barbosa, moradora do mesmo bairro, também reclama da difícil situação. “Ficou muito complicado para nós. Eu trabalho e é muito difícil conseguir alguém para ficar com ele. Ele estuda em outra escola, mas somente no período da tarde”.

Previsão

A reportagem do Poços Já entrou em contato com a secretária de Educação, Flávia Vivaldi, e foi informada que a van que realiza o transporte escolar das crianças e adolescentes da Zona Sul para a escola não foi cancelada. “O dono dessa linha não concordou em fazer o reajuste de preços com a Prefeitura. Estamos remanejando estes alunos para outra linha”, declara.

Flávia ainda garante que não será aberta nova licitação para encontrar outra pessoa que possa fazer o transporte, pois isso demandaria tempo demais. Segundo a secretária, até o final desta semana o problema estará resolvido.

Atualização – No final da tarde, a secretaria municipal de Educação informou, por telefone, que a situação foi resolvida e o transporte volta a ser realizado na terça-feira (25).