Publicidade
Novo radar está sendo instalado no final da avenida João Pinheiro.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social e do Departamento de Trânsito, já estuda a implantação de mais radares em Poços de Caldas. O próximo a entrar em operação está na avenida João Pinheiro, próximo a Estação Fepasa. O secretário Marcos Sansão garante que o equipamento vai dar mais segurança ao trânsito.

Publicidade

A avenida João Pinheiro já conta com radares de velocidade e de avanço de sinal. O mais recente, que vem sendo preparado desde a semana passada, foi pensado após mudanças estruturais no trecho próximo à Estação Mogyana (Fepasa). O canteiro foi removido e foram abertas duas vias de circulação sentido Centro. “Após a intervenção detectamos que a velocidade empregada pelos veículos no perímetro aumentou consideravelmente. Como a distância do último radar era grande e o local é bastante usado para a travessia de pedestres optamos por colocar o dispositivo e garantir a segurança de todos”, pontua Sansão, que ainda lembra que já foram registrados acidentes. Um deles com vítima grave.

Equipamento ainda não está em operação.

A velocidade máxima permitida será de 60 km/h, como já é estabelecido por toda a extensão da via. Neste momento, o radar ainda está sendo implantado. O equipamento será aferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos próximos dias, funcionará em período educativo e somente no fim de maio e começo de junho começa a operar. “É importante ressaltar que ele ainda não está operando, mas que a velocidade deve ser obedecida para evitar acidentes”, destaca Sansão.

Mais radares

Outros pontos de fiscalização eletrônica estão sendo estudados pela secretaria. Na área central a rua Prefeito Chagas é a que vem sendo bastante avaliada, já que a fluidez do trânsito é prejudicada pelos avanços de sinal vermelho.

“Muitas vezes os motoristas têm avançado o sinal vermelho, parando sobre as faixas e fechando o cruzamento, com o objetivo de aproveitar o próximo semáforo. Então devemos colocar um radar de controle de avanço de sinal no cruzamento com a rua Rio de Janeiro e outro na cruzamento com a Santa Catarina, neste último a velocidade também deverá ser medida em no máximo 40 km/h”, explica o secretário.

Os muitos pedidos de redutores e traffic calmings também são motivos de estudo. O secretário diz que populares e vereadores fazem este tipo de solicitação constantemente e que, infelizmente, não é possível atender a todos os pedidos. No entanto, os radares móveis serão utilizados para solucionar esse tipo de problema.

Avenidas como Europa, Montevideo, Edmundo Cardillo e Coronel Virgílio Silva são algumas que devem receber agentes com estes aparelhos. “Vamos usar os mapeamentos de acidentes para determinar este uso. A população pode ficar tranquila que nossa intenção não é fazer pegadinhas ou ganhar dinheiro com a chamada ‘indústria da multa’. O que queremos é um trânsito melhor e mais seguro. Para evitar que as pessoas sejam pegas de surpresa todos os pontos vão contar com faixas e placas alertando sobre a fiscalização”, ressalta Sansão.

Poços de Caldas já tem 26 radares em operação. Clique aqui para onde eles estão.