Publicidade
Crianças foram estimuladas a jogar barquinhos de papel azul na fonte luminosa (foto: Gabriela Bandeira).

“É muito importante conscientizar sobre os autistas na sociedade. Então, para mim, isso aqui é uma benção de Deus”. Assim, João Pedro Marcondes Ribeiro, de 11 anos, define o encontro realizado no Café Concerto em Poços de Caldas na manhã do último domingo (2). A data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi lembrada na cidade por um grupo de pais de crianças autistas que se reuniu para conversar sobre o tema, informar a população e realizar atividades sensoriais e educativas.

Publicidade

Filho de Ana Cristina Marcondes, João também foi diagnosticado com o espectro autista quando menor. O menino participou do evento ao lado de mãe e participou das várias atividades, algumas promovidas por um grupo de escoteiros da cidade, como ‘Acerte o alvo’ e boliche. Além da diversão, foi realizada também uma experiência autista, que pretendia demonstrar às pessoas um pouco de como o autista vê e compreende o mundo. A ação foi criada pela publicitária Camila Nogueira Moras, uma das organizadoras. “O evento na verdade é para falar sobre o assunto, promover a interação social das nossas crianças, e interação social é com a sociedade toda, não só eles entre elas”, explica.

João Pedro se divertiu com as atividades no local (foto: Leonardo Alfaya Fonseca).

O prefeito Sérgio Azevedo também compareceu ao encontro e ressaltou a importância do poder público apoiar esse tipo de ação. Segundo ele, criar uma associação de pais de autistas na cidade é uma possibilidade, para informar mais a população e diminuir o preconceito, além de auxiliar no tratamento e diagnóstico do autismo.

Algumas pessoas que não têm casos de autismo em suas famílias também marcaram presença no evento e levaram seus filhos para participar das brincadeiras. “Meu sentimento hoje é de gratidão. Isso mostra que já tem famílias que realmente incentivam as crianças a conviver com as nossas e mostrar que eles são capazes, ensinam a conviver no mundo como qualquer outra criança, como qualquer outro individuo, como qualquer outra pessoa”, enfatiza Ana Cristina.

Grupo de pais

O encontro também teve apoio de psicólogos do Espaço Vida Consciente, que promove, semanalmente, encontros de pais de pessoas diagnosticas com autismo para uma terapia em grupo. “Há oito meses nós tivemos contato com um grupo de pais de crianças autistas e a gente viu a necessidade de promover encontros para discutir, a partir das várias experiências, uma melhor forma de cuidar dessas crianças que tem autismo. Hoje nossa clínica atende cerca de 15 famílias gratuitamente, por meio de aconselhamento terapêutico”, explica o psicólogo Daniel Furtado.

O grupo é atendido todas as terças-feiras, a partir das 19h. O Espaço Vida Consciente fica na rua Sergipe, número 173, no bairro João Pinheiro.