Publicidade

O Corpo de Bombeiros, visando aprimorar suas atuações em caso de buscas por desaparecidos, recebeu na terça-feira (28) um palestra com profissionais da Polícia Civil. Entre os assuntos abordados estava a prevenção e isolamento de locais de crime e também sobre a quebra de sigilo telefônico.

Publicidade
Bombeiros participam de palestra (Foto: Corpo de Bombeiros)

A palestra foi ministrada pelo delegado Cleyson Rodrigo Brene e os peritos Reginaldo Ferreira, Ana Paula Reis de Carvalho e Luiza Vilela Portugal, na sede da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.

Mesmo durante as buscas é preciso preservar e isolar o local (Foto: Corpo de Bombeiros)

A interação entre os órgãos e a busca por informações foram motivadas pelos trabalhos de buscas realizados recentemente a um aposentado que estava desaparecido. Nesse caso foi necessária a quebra do sigilo telefônico para saber qual era a ultima localização da vítima. As buscas se concentraram na região onde o corpo dele foi encontrado, justamente porque uma torre de telefonia celular localizada em Botelhos deu as coordenadas do aparelho celular da vítima e assim foi possível traçar um perímetro de onde a vítima estaria.

Além da quebra do sigilo telefônico foram tratados temas como a responsabilidade dos envolvidos nas ocorrências, como órgãos públicos, imprensa e cidadãos próximos do local, além da conservação da cena até que a perícia realize seu trabalho, para o bom êxito das operações e esclarecimento dos fatos.