Publicidade
Camila e o filho Miguel, diagnosticado aos quatro anos com autismo.

Como forma de informar a população sobre o Dia Nacional da Conscientização do Autismo, um grupo de pais realiza um encontro no Café Concerto, localizado no Parque José Afonso Junqueira, no próximo domingo (2).

Publicidade

O evento começa às 9h30 e conta com diversas atividades para crianças e adultos. “Vou fazer uma experiência autista, uma atividade sensorial com todo mundo. Além disso, vamos ter roda de conversa para os pais. É uma confraternização. Um encontro para falar sobre autismo”, explica a publicitária Camila Nogueira, mãe do Miguel, de 11 anos, que recebeu o diagnóstico de autismo aos quatro.

A banda Aruêra anima o encontro, que é aberto ao público.

Espectro Autista

Considerado um espectro, o autismo é é uma condição geral que determina um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro antes, durante ou logo após o nascimento. A maioria dos indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, além de sensibilidade sensorial. Embora de maneira diferente, mais ou menos intensa, dependendo do grau de autismo na pessoa.

Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola até aprender atividades da vida diária, como tomar banho ou preparar a própria refeição. Outras podem levar uma vida relativamente “normal”, além daqueles que precisam de apoio especializado ao longo de toda a vida.