Publicidade
Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) estiveram em Poços de Caldas na manhã desta terça-feira (21) para participar de uma reunião com a Prefeitura, empresários e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acia) sobre a inclusão da cidade no projeto Voe Minas Gerais. O programa liga 17 cidades do estado ao aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, além de oferecer opções de escala e trajetos que ligam municípios do interior.

Publicidade

As rotas da primeira fase do projeto, que funciona desde agosto do ano passado, foram definidas por meio de uma pesquisa realizada com mais de duas mil pessoas em 31 diferentes municípios do estado, incluindo Poços de Caldas. Segundo a gerente de promoção comercial da Codemig, Edineia Arcanjo Hosken, um dos únicos requisitos que a cidade deve atender é o de oferecer, pelo menos, cinco passageiros por voo. “A implantação do projeto não depende da Codemig, não adianta colocarmos aviões se não tivermos pessoas para viajar”, explica.

De acordo com o presidente da Acia, Márcio Roberto de Oliveira, a associação já havia contratado alunos da PUC Minas para realizar um estudo de viabilidade da inclusão de Poços no projeto. “Nós estávamos esperando uma oportunidade para entregar esse estudo para o prefeito, para mostrar que realmente existe a viabilidade e, hoje, eu acho que a reunião foi muito produtiva, a Codemig se colocou à disposição de Poços. A única coisa que Poços pode fazer é gerar demanda. Poços de Caldas tem a melhor rede hoteleira do estado, é um centro comercial, um centro de compras, de saúde, de serviços que atrai a região inteira, além dos órgãos públicos, que a maioria deles tem a sede em Belo Horizonte. Então, a demanda nós acreditamos que existe, o que a associação vai fazer agora com a prefeitura é levantar essa demanda, ver quais os melhores dias e horários de voos para passamos para a Codemig”, ressalta.

Outra pessoa que se mostrou bastante otimista com a implantação do projeto na cidade foi o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Waldir Miguel. “Estamos sentindo que é bastante promissor o voo de Poços de Caldas para Belo Horizonte. Não vamos ter questões como, por exemplo, precisar chegar uma hora antes do voo, como acontece nos aeroportos de Viracopos [Campinas] e outros. Em meia hora nós embarcamos e desembarcamos tanto em Poços, como em Belo Horizonte. Então, para quem está com pressa, essa oportunidade é espetacular”, destaca.

Já o vice-prefeito e também secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Faria, salienta que não serão necessárias adequações ao aeroporto da cidade para receber o projeto. “São aviões pequenos, com oito ou nove passageiros e, com isso, você tem um custo mais baixo. Inclusive, ele pode passar por outras cidades da região. Nós tivemos alguns anúncios feitos com relação a investimentos no aeroporto e isso não prosperou. Agora, temos uma oportunidade real de trazer os voos, sem precisar fazer alterações no aeroporto de Poços, isso nos dá possibilidade de termos voos regulares para Belo Horizonte”, finaliza.