Publicidade

Dezesseis salas de vacina em Poços de Caldas estarão abertas novamente neste final de semana para vacinação contra a febre amarela. A população pode procurá-las das 8h às 12h, no sábado e no domingo.

Publicidade

Nesta semana, o município recebeu mais 20 mil doses, que estarão disponíveis nos seguintes locais: PSf São José , Ubs Regional Sul ,PSf Esperança II ,PSf Santa Rosália ,UBS Regional Leste, PSF Vila Nova ,PSF Dom Bosco I , PSF Nova Aurora ,PSF Cascatinha ,UBS Centro (Samu) ,PSF Pq. Pinheiros,PSF Sta Augusta ,PSF Kennedy I,PSF Jd. São Paulo ,UBS Country Club e UBS São Jorge.

Indicações
A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses; gestantes; nutrizes e lactantes até seis meses após o parto; pacientes em uso de drogas imunossupressoras; pacientes com neoplasia, transplantados; indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina e outras); imunodeprimidos e com imunossupressão e com doença autoimune.

O esquema de vacinação atual prevê que crianças devem ser imunizadas com uma dose aos seis meses de idade; outra dose aos nove meses de idade e um reforço aos 4 anos de idade. Com isso, a criança está imune aos vírus. Para pessoas a partir dos cinco anos até 59 anos de idade, uma dose e um reforço após dez anos. Pessoas com 60 anos ou mais – que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação – devem passar por avaliação médica criteriosa antes de tomar a vacina.