Publicidade
Ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", são crime e podem causar acidentes.
Ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, são crime e podem causar acidentes.

Em parceria com a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), 48 distribuidoras realizam entre 24 a 30 de agosto a X Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica. A iniciativa tem como objetivo conscientizar consumidores de todo país sobre como utilizar a energia de forma segura.

Publicidade

Com o slogan “Usar a energia Elétrica com responsabilidade. Escute esse recado”, a campanha pretende atingir cerca de 120 milhões de consumidores. Os seis temas a serem trabalhados, selecionados com base nos tipos mais comuns de ocorrências são: instalação de antena de TV; equipamentos agrícolas; soltar pipa/papagaio; construção ou manutenção predial; furto de energia e poda de árvores.

A DMED, além de contar com a disponibilização constante de materiais educativos no setor de atendimento comercial, trabalhará com a veiculação da campanha no rádio, além de mídias sociais e divulgação no site.

Este ano a distribuidora local destaca a necessidade de cuidados com as pipas na rede elétrica, visto o grande número de interrupções de energia que vêm ocorrendo por este motivo. Em 2015 já foram registradas em Poços 15 interrupções, contra 7 de todo o ano de 2014. De acordo com a Abradee, em 2014 esta foi a terceira maior causa de acidentes envolvendo a rede elétrica no Brasil. “Mesmo com alertas frequentes, ainda há quem se aventure em soltar pipas próximo a rede elétrica, colocando muitas vidas em risco. A Semana Abradee vem reforçar a necessidade de nos atentarmos para cuidados tão simples, mas que fazem toda a diferença”, explica Marco César Castro de Oliveira, Diretor Técnico da DME Distribuição.

Histórico das campanhas

Os dados do Brasil dos últimos anos, segundo a Abradee, mostram uma tendência de redução dos acidentes envolvendo a população com a rede elétrica das concessionárias. A taxa de frequência, que expressa o número de acidentados, no período de um ano, para cada um milhão de habitantes, passou de 6,08 em 2001 para 3,83 em 2014, com uma taxa média de redução no período de 3,6% ao ano.

Dentre 14 tipos de acidentes envolvendo a rede elétrica entre a população, a construção/manutenção predial lidera o ranking de causas de mortes, com 49% dos casos de óbitos registrados (64 ocorrências) no País, ano passado. Assim como na pesquisa anterior, o segundo lugar no ranking é ocupado por ligações elétricas clandestinas, com 18% (24 ocorrências). Entretanto, a diferença é que na atual pesquisa houve acentuada queda em ambos os casos e nos índices gerais de mortes – redução de 36% em 2014 com relação a 2013. O objetivo principal desta campanha, de âmbito nacional, é fazer com que esta redução de acidentes com a população aconteça de maneira mais rápida.

Confira as principais orientações:

Pipa: Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Construção: Ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação clandestina: Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não suba em postes.

Antenas de TV: Ao instalar ou manusear a antena da sua casa, escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Máquinas agrícolas: Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Fonte: DME Distribuição