- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

COVID-19 | Mosconi explica aumento dos casos suspeitos em Poços

- Publicidade -

O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, explicou na tarde desta quinta-feira (2) o aumento repentino no número de casos suspeitos de covid-19 na cidade. O boletim epidemiológico de terça-feira (31) indicava 65 pacientes, mas no dia seguinte o número subiu para 178.

“O Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde, em comum acordo com os municípios, resolveram fazer uma mudança no critério técnico de fazer a contagem. Essa mudança demorou um tempo, dois ou três dias. Além disso, sob o ponto de vista médico, houve uma mudança que explica pra valer o que aconteceu: até então eram classificados como suspeitos os pacientes que vinham do exterior, que eram colocados em quarentena como suspeitos, mesmo que não apresentassem sintomas, mas agora o Ministério da Saúde entendeu que não é mais assim, porque o Brasil já está em transmissão comunitária. Agora, a pessoa com sintomas leves de gripe passa a ser um caso suspeito”, diz o secretário no vídeo publicado pela secretaria de Saúde nas redes sociais.

- Publicidade -

Durante quase sete minutos Mosconi trata de diversas questões ligadas à pandemia e seu enfrentamento em Poços. Ele lembra que há dois casos confirmados, mas que estão sendo aguardados os resultados de mais 15 testes, que devem chegar nos próximos dias.

O secretário destaca ainda que não é porque uma pessoa se enquadra como suspeita que ela vai ter um diagnóstico positivo, já que em alguns casos há melhora durante a quarentena, sem necessidade de colher material para exame.

Isolamento social

A manutenção do isolamento social foi mais uma vez reforçada por Mosconi. “Nós estamos vivendo um momento grave, diferente, mas as coisas estão caminhando com certa segurança e equilíbrio. Não tem, neste momento, nenhum remédio melhor que ficar em casa”.

Mosconi ainda agradeceu comerciantes e empresários que têm apoiado as medidas, além das empresas e instituições que estão oferecendo suprimentos, como máscaras, luvas e até mesmo recursos em dinheiro. “Entre as doações recebemos uma doação de R$ 1 milhão da Alcoa para que pudéssemos comprar equipamentos para colocar nos hospital que vão ser destinados para a Santa Casa, o hospital de campanha São Domingos e também para o Santa Lúcia”, destacou.

O secretário termina a gravação agradecendo aos profissionais de saúde do município, pela dedicação no enfrentamento à pandemia.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!