- Publicidade -
21 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

1º DE ABRIL | Prefeitura lança campanha contra fake news

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (1º), Dia da Mentira, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, lançou campanha contra a divulgação de notícias falsas. Além das ações de divulgação e alerta, a “Não caia em fake news” conta também com o lançamento da ferramenta para checagem de informações, disponibilizada no Sistema de Ouvidoria Online, o e-Ouve.

Informações podem ser checadas em aplicativo

“Infelizmente, cada dia mais as fake news fazem parte do dia a dia das pessoas e circulam em grande quantidade nos aplicativos de mensagens e redes sociais. Com a pandemia do novo coronavírus, os estragos que os boatos podem causar ficaram não só mais evidentes como também mais perigosos, colocando a saúde e a vida em risco. A partir dessa demanda, a Secom desenvolveu mais essa ferramenta oficial de relacionamento com a população”, destaca o coordenador de Imprensa e Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr.

- Publicidade -

O fact-checking, ou checagem de fatos, é o trabalho de confrontar informações, detectando erros, imprecisões ou mentiras, para confirmar ou refutar conteúdos publicados. A ferramenta pode ser utilizada para confirmar alguma informação relacionada aos atos da Prefeitura, secretarias municipais e autarquias.

O Sistema de Ouvidoria Digital via aplicativo está disponível para download gratuito nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site. Ao acessar o e-Ouve é necessário criar uma conta com dados pessoais e inserir uma senha de acesso para cadastrar e acompanhar as ocorrências registradas. Depois, é só buscar pelo campo “Fake News” e encaminhar a informação que o cidadão quer que seja confirmada.

“Nossa equipe fará a checagem das informações e enviará a resposta ao usuário. É uma ferramenta para confirmar a veracidade das informações que envolvem a Prefeitura”, informa Paulo Ney. Recentemente, o e-Ouve passou a contar também com o campo “Coronavírus”, específico para receber dúvidas e denúncias sobre o assunto.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!